Dicas de Paris – arte de rua, cafés, livrarias e outros achados

Arte de rua por Le Chevalier. A frase quer dizer “o amor nunca é sujo”

 

Minha amiga Marina Borges foi a Paris pela primeira vez em 1999 e se apaixonou pela cidade. Voltou à capital francesa em em 2001, morou por lá entre 2003 e 2004, retornou para uma visita em 2008 e desde então tenta voltar todos os anosdurante as férias.

 

As dicas de Paris da Marina consideram que você já sabe o que irá visitar dos roteiros tradicionais e está procurando lugares interessantes e menos turísticos para descobrir as esquinas da Cidade Luz. A Marina sempre viaja para andar muito, tomar cafés e comer docinhos. Então calce sapatos confortáveis e leia este email de dicas de Paris escrito pela Marina para o Fernando Guerra, amigo que é designer, ilustrador e amante de quadrinhos.

Muito obrigada, Marina, por enviar essas dicas tão incríveis pros leitores do blog!

É leitor e tem um email de viagem muito legal para compartilhar? Envie para mim que publico no blog 🙂 livia.aguiar@gmail.com

Paris

por Marina Borges

Para ver arte de rua em Paris

Street Art Tour http://undergroundparis.org/booking 

Eu fiz o tour em 2013, achei muito legal! Paris tem vários bons artistas, como o Fred Le Chevalier. Peguei um guia sensacional, fotógrafo, conhece todos os artistas e era muito engraçado. Andei por mais de 3h30 e nem vi passar.

Se você não conseguir fazer o tour, sugiro que passe pela Rue Oberkampf (entre Av. de la République et Av. de Ménilmontant). Já tem umas imagens legais de street art lá. É também o bairro mais artístico de Paris. Geralmente ninguém te leva pelo bairro, pq tem muitos imigrantes, os franceses tem um super preconceito. Mas é bem legal, vale a pena ir.

A Rue Oberkampf atravessa o Boulevard de Ménilmontant e vira Rue de Menilmontant. Ela tem algumas coisas bacanas de street art também. Mais no alto desse bairro tem o Parc de Belleville, que tem uma vista linda da cidade.

Butte aux Cailles – crepe + street art

É uma região de muita street art e pouco turistica também. A rua principal é a Rue de la Butte aux Cailles. Tem uma boa creperia nela (Des crèpes et des cailles). A região tem uma carinha de vila.

 

paris3-marina-eusouatoa

Salão do La Caféothèque

Para tomar um bom café em Paris

La Caféothèque – 52 Rue de l’Hôtel de Ville

Uma cafeteria com ambiente legal, café gostoso, grãos de várias partes do mundo. Tomei um muito bom lá ano passado.

 

Passe na Du Pain et des Idées (34 Rue Yves Toudic) e compre um dos caracois (escargots, são deliciosos) ou o pain des amis, que é invenção deles. A padaria é ótima.

 

Café Coutume – 47, rue de Babylone

Fica perto da Grande épicerie de Paris – se vcs ainda não foram la, esta é a hora – e tem um visual muito diferente. A agua é servida em vidros tipo béqueres e erlenmeyers, tipo aula de quimica. O café é bom. Eles vendem grãos e utensilios para fazer café em casa.

https://fr-fr.facebook.com/Coutume

http://moldandoafeto.com/cafe-coutume/

Se algum de vocês gostar de igrejas ou quiser levar lembrança pra mãe ou tia que gosta, a capela de Nossa Sra da Medalha Milagrosa é ali perto. É bonita, tem um altar em mosaico. E vende medalhas.

Livrarias maravilhosas em Paris

Shakespeare & Company – 37 Rue de la Bûcherie, 75005

Atravesse a av da Notre Dame em direção ao St Germain que vc chega lá. Gostei muito da livraria, vc acha uns tesouros em inglês.

 

Album (quadrinhos em francês e outras línguas + itens colecionáveis)

67 Boulevard Saint-Germain (a segunda unidade é do outro lado da rua)

 

Artazart (83 Quai de Valmy), especializada em arte, design e fotografia.

 

paris-marina-eusouatoa

Vista do telhado da Printemps 

Outras dicas de Paris para sair da rota turística

Le Stube – 31, rue de Richelieu 75001

Comida alemã bem gostosa. Eu e meu irmão comemos muito lá. Tem um menu du jour por uns 12 euros com cachorro quente de salsicha alemã e mostarda boa, cerveja e uma fatia de torta. Minha preferida foi a de citron aux amandes, mas as de chocolate são ótimas.

 

Bierissime – Marché Saint Quentin – 85 bis Boulevard Magenta. www.bierissime.fr

Loja de cervejas que fica no meio do mercado Saint Quentin. Tem muitas cervejas artesanais de Paris e região. O vendedor é super bacana, te explica sobre todas as cervejas, acha uma pro seu gosto e pro seu bolso. Não é mto caro. Comprei uma bière blanche de l’Yvette que fez sucesso la em casa. É legal ir nessa região, que não aparece nos guias de turismo e tem muitos imigrantes. Daqui, com alguma caminhada, vc chega ao Canal Saint Martin

http://parisladob.wordpress.com/2012/01/11/dois-marches-de-bairro-cerveja-artesanal/

 

Canal Saint Martin – Quai de Valmy et Quai de Jemmappes

É um lugar pra passar o fim de tarde, andando na beira do canal, bebendo vinho, comendo pizza do pink flamingo (http://parisladob.wordpress.com/2013/07/26/a-pizza-do-balao-rosa/ – atenção pro horario de abertura deles, acho q é depois das 18, 19h).

É um outro clima na cidade, um dos meus lugares preferidos.

 

La Chambre aux Confitures – 9, Rue des Martyrs

Uma loja só de geleias! Eu amei. As geleias francesas são maravilhosas. Tem umas muito boas, daquelas pra colocar em cima de queijos. E tem umas combinações diferentes; tipo cenoura com vinho gerwurstraminer, muito boa por sinal. A vendedora sugeriu incluir na massa do bolo de cenoura. Só não recomendo a de “orange avec fleur d’oranger”, tem mto gosto de perfume. Vc pode experimentar todas.

Na mesma rua tem varios endereços gastronômicos. http://gastrolandia.uol.com.br/viagem/paris-parte-2-a-deliciosa-rue-des-martyrs/ (peguei a dica da loja aqui)

 

Telhado da Printemps – Bolevard Haussmann, perto da Galeries Lafayette

As fotos desse post não fazem jus, ok? É um bom passeio, provavelmente vc deve passar la perto ainda. Não precisa consumir nada pra ver a vista, só subir. Subir, surbir, subir. As escadas rolantes ficam mais estreitas, mas pode continuar subindo. Fica na loja do 64, bd Haussmann

http://www.conexaoparis.com.br/2013/08/08/a-varanda-do-ultimo-andar-do-printemps/

 

Cemtério Père Lachaise (Jim Morrisson) + Freddie’s Deli 

Sempre vou lá pq meu pai é espirita e visita o Allan Kardec. Mas tem o Jim Morrisson, o Oscar Wilde etc. O cemiterio é bonito. Lá perto tem o Freddie’s Deli, que tem um sanduiche mara. (22 Rue Crespin du Gast, 75011 / http://www.freddiesdeli.com/). A dona desse lugar é dona do Camion qui Fume, o primeiro food truck de Paris.

 


Fotos deste post: Marina Borges, cedidas gentilmente ao blog para acompanhar este texto 🙂

 

Ei, leitor, quer publicar um email com dicas de viagem  aqui no blog? Encaminha pra mim: livia.aguiar@gmail.com

Mais posts do eusouatoa.com sobre Paris:

Lugares favoritos para não fazer nada em Paris

Museando por Paris

La Tour (ela mesma)

Serelepe pelo jardim de Versailles

 

Hospede-se em um lugar bacana em Paris:

Hostels (os mais baratos ficam no bairro de Montmartre, que é ótimo!)

Bed & Breakfasts e Hospedarias

Durma em um barco no rio Sena! O hotel Peniche – Le Nénuphar fica ancorado no 13° arr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima