pão de queijo de família

Como toda boa mineira, eu amo um pão de queijo quentinho. Amarelinho, macio por dentro, crocante por fora, com uma manteiga ou pedacinho de queijo dentro, derretendo no calor do pão de queijo. Nham!

Achar isso aqui em São Paulo é muito difícil! Parece que eles economizam no queijo, usam mussarela, sei lá, colocam ovos de menos, sovam pouco a massa… Certo é que prefiro trazer meu quejim canastra lá do Mercado Central de BH do que arriscar com outros por aqui.

A minha receita de família é para pães de queijo a serem consumidos na hora: depois de um dia eles já estão meio duros – mas quero ver só se vai sobrar algum pra vocês comprovarem o fato.

Ingredientes

1 xícara de óleo de soja (ou outro em gosto – azeite não vale, a não ser que você queira pão de queijo com gosto de azeitona)

1 xícara de água

1 xícara de leite integral

1 colher de sopa de sal

1 kg de polvilho

5 ovos

1/2 kg de queijo canastra ralado (ou 200g de parmesão ralado. Ou, como eu fiz, 1 xícara de queijo canastra e outra de grana padano ralado bem fininho)

Modo de preparo

Ferva água, óleo, leite e sal em uma caneca.

Coloque o polvilho em uma vasilha grande. Quando os líquidos estiverem fervendo bem, jogue-os sobre o polvilho e misture bem com uma colher de pau (esse processo se chama “escaldar”).

Depois de bem misturado, o polvilho vira uma massa branca desigual. É isso mesmo!

Quando a massa esfriar, despeje e misture com as mãos um ovo de cada vez.

Por último acrescente o queijo.

Sove bem a massa – quanto mais sovada, mais macio o pão de queijo.

Asse por meia hora em forno a 200°C. Atacar!

3 pensamentos sobre “pão de queijo de família”

  1. Adorei a receita! estou em busca de um pão de queijo macio por dentro e crocante por fora. Tomara que esse dê certo. Só me deu uma dúvida: qual polvilho você usou? Sempre uso meio a meio (doce/azedo), mas não custa perguntar. =)

  2. Pingback: Brasileira no exterior: receita de coxinha pra matar saudades

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *