Quanto tempo demora para empacotar um mochilão

Ser compacto é o melhor caminho para uma bagagem de viagem.
Necessário especialmente quando você irá levar todo o peso nas costas, como é o caso do mochilão, que é a forma que prefiro levar meus pertences.

 

Alguns blogueiros viajantes, como a Camila Navarro do Viaggiando, até têm a proposta de viajar sem despachar malas, o que acho um luxo.

 

Eu, por enquanto e para uma viagem longa como a que farei pro México, consigo reduzir o peso até os 50 litros da minha mochila, 12 quilos para uma viagem longa. É o que consigo carregar confortavelmente em uma mochila adequada e dá pra levar tudo o que preciso.

Uma vez feita a mala, tudo lindo: basta viver com o que há nela (e comprar o que faltar no caminho, caso necessário). Mas chegar a essa bagagem inicial, ao guarda-roupas essencial, ao minimalismo ideal para a sua viagem – ufa! – é trabalhoso. Proporcionalmente maior em relação ao tamanho e quantidade de propósitos (e personagens que terá que adotar) da viagem.

 

Hoje passei o dia todo para empacotar um mochilão. Irei para BH ver a família e de lá volto a SP para pegar o voo à Cidade do México.

 

Coloquei tudo na mochila da ida ao hemisfério norte para deixar em casa em SP e separei o resto em duas bagagens: a do bazar e doação (coisas que não vou querer usar na volta) e a da mudança pra BH, onde meus pais guardarão a minha “vida material”, por assim dizer. A mudança não é muita. Coube em duas malas grandes.

 

 

Mas esse mochilãozinho… 12 quilos, 50 litros que me tomaram 5 horas do dia!

 

  • Primeiro separei as roupas que quero levar para a viagem.
  • Depois me comprometi a tirar ao menos um ítem de cada tipo (short, calça, blusa, vestido…), de preferência mais, rs.
  • Aí coloquei tudo no mochilão, vi que tinha coisa demais, tirei de volta e abri mão de mais coisas, reduzi tudo ao mínimo confortável.
  • Por fim, empacotei novamente e fechei tudo bem fechado. Tirei um ítem ou outro que estava sobrando. Ajeitei bem as sacolas lá dentro para que ficasse o mínimo de ar possível.

 

VOILÁ!
Parece fácil, mas foi com suor.

 

Veja aqui como organizar suas coisas dentro do mochilão:

 

Mais posts sobre organização de mala e mochila:

Mochila ou mala: qual é melhor pra viajar?

Minhas mochilas pro Kerala: 14kg pra aproveitar calor, frio, trekking e praia no sul da Índia

Como fazer mala para viagem curta, longa ou para fazer uma volta ao mundo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima