Maoz Vegetarian – refeições gostosas, baratas e saudáveis em São Paulo

Está com fome na região da Avenida Paulista e quer comer algo rápido, gostoso, saudável e barato? Sim, isso é possível!

 

Uma pequena vitrine a dois quarteirões da Paulista, na Rua Augusta, exibe uma lanchonete fast food vegetariana deliciosa: Maoz Vegetarian.

 

Quando o vi pela primeira vez, achei que seria mais um daqueles empreendimentos higiênicos demais, nada a ver com a vibe despojada e meio underground da Augusta Baixo-Centro. Mas estava enganada.

Maoz-vegetarian-eusouatoa-0

 

 

O Maoz é baratinho, funciona nos horários tradicionais da região (abre para o almoço e fica de portas abertas até tarde da noite nos dias de muito movimento na rua) e favorece a troca entre as pessoas, com algumas mesas altas e coletivas na parte de baixo e mesas mais confortáveis e íntimas no segundo andar. O restaurante ainda tem a vantagem de servir alimentos frescos e sem carne, ovo ou leite (alô vegans! Essa dica é pra vocês).

 

Falafel, a especialidade da casa, é um bolinho frito de grão de bico que tem origem na culinária do oriente médio. Na Jordânia tinha para vender em todo lugar e os imigrantes turcos os levaram para a Europa para servir como opção vegetariana das kebaberias. A rede Maoz é holandesa e está presente em vários países europeus e também nos Estados Unidos. A primeira unidade brasileira é essa na Augusta.

 

Minha dica é pedir o sanduíche de falafel júnior. Custa 10 reais e vem um pão com 3 falafels e um pouco de alface. Parece pouco, mas aí vem a mágica: você pode servir-se à vontade do buffet de saladas, que tem de tudo! Tomate e pepino cortadinho,pimentões de três cores assados,abobrinha ao pesto, pepino, azeitona verde e preta, guacamole (geralmente na hora do almoço, cenoura cozida temperada e, minha descoberta favorita, berinjela cozida com beterraba e folhas de louro (chamada de berinjela de Israel). Tem ainda molho de tahine (pasta de gergelim, de origem árabe), coentro, tomate, alho e um de pimenta com couve que me viciou. Você pode rechear o pão de salada à vontade, quantas vezes quiser (ou até existir pão para comer).

 

Maoz-vegetarian-eusouatoa-1

 

O mais difícil é conseguir comer tudo elegantemente, sem fazer uma bagunça imensa nem sujar a roupa. Abuse dos guardanapos!

 

Os outros ítens do cardápio, que é bem reduzido, são o sanduíche de falafel normal (6 falafels, mesmo pão, mesmo buffet de saladas – 14 reais), a caixinha com 6 falafels que você pode encher de salada à vontade (mas não pode repetir como no sanduíche – 15 reais) e batatas assadas num forno super rápido (tipo aquele que esquenta os pães do Subway – 6 reais), que podem vir num combo com suco natural. Acho as batatas abaixo do esperado e as outras opções de falafel são gostosas, mas mais caras. Se estou com fome, peço o junior e ponho muita salada. Se tenho menos fome, peço o junior e ponho menos salada. E gasto os mesmos 10 reais!

 

Maoz-vegetarian-eusouatoa-2

 

Eles também têm opções veganas de sobremesa,como bolo de cenoura, de banana, cuscus de coco e torta de limão, além de uma salada de frutas gigante (6 reais), a minha opção 🙂

 

Por 16 reais, uma refeição super saudável com todos os nutrientes que meu corpo precisa para seguir batendo perna pela cidade! Definitivamente uma boa opção para um almoço rápido entre passeios em museus e pedaladas de bicicleta ou jantar refazedor após bebedeira nos bares da Augusta, à caminho do metrô.

 

Depois de comer lá, você recebe automaticamente uma carta branca pra se acabar nas padarias tradicionais paulistas, numa feijoada, tropeiro mineiro ou caruru baiano no dia seguinte 😉

 

Anote:

Maoz Vegetarian

Rua Augusta, 1523

Horários de funcionamento:

Seg, Ter e Qua: 11h30 às 16h e de 17h às 23h
Qui e Sex: 11h30 às 16h – 17h à meia noite
Sáb: meio dia à meia noite
Dom: meio dia às 23h

 

 

Maoz-vegetarian-eusouatoa-4

Rolar para cima
Rolar para cima