Almoço-espetáculo no restaurante Casa Oaxaca

O estado de Oaxaca é conhecido no México e em todo o mundo pela sua gastronomia tradicional riquíssima, que traz bastante das técnicas e sabores indígenas. Existem muitos restaurantes maravilhosos na cidade de Oaxaca onde é possível provar seus tradicionais moles (misturas de temperos que podem ser usados de diversas formas, tipo um curry, só que muito mexicano) tamales (pamonhas salgadas recheadas) e queijos (incríveis!). Das banquinhas do mercado 20 de Noviembre à alta gastronomia contemporânea que faz releituras dos pratos centenários da região, a comida é em geral deliciosa.

O restaurante Casa Oaxaca é um daqueles lugares caros que valem a pena serem visitados pelo menos uma vez. E nem é tão caro assim para alta gastronomia, minha conta com entrada da casa, caldo de pedra, jarra de água do dia dividida entre 4 pessoas e uma margarita de chamoy ficou em 250 pesos (+-50 reais).

 

Quando você for, suba direto para o terraço: as mesas mais agradáveis ficam lá em cima, com vista para o ex-convento de Santo Domingo e copas de árvores. Além de comida deliciosa, outra parte importante do restaurante é a performance: os garçons preparam alguns dos pratos na hora na frente dos clientes. O restaurante tem o cardápio montado pelo chef Alejandro Ruiz, que mistura ingredientes mediterrâneos (como o manjericão e carnes de caça) à cozinha oaxaqueña e cria maravilhas.

 

garcon-fazendo-entrada-casa-de-oaxaca

 

Após pedirmos as bebidas e o prato principal, começou o espetáculo: um dos garçons se aproximou com uma mesinha desmontável e os ingredientes para nos preparar a entradinha da casa.

 

Escolhemos a quantidade de chiles, tomates, cebola e alho que gostaríamos em nosso molho. Ele então preparou tudo ali mesmo em um pequeno molcajete (pilão de pedra) e depois nos trouxe algumas tostadas de milho azul e amarelo com queijo para acompanhar.

 

entrada-casa-de-oaxaca

Molho da casa com tostada de milho azul e queijo <3

 

Já haviam me contado sobre o restaurante, então pedi o caldo de piedra, que também é preparado na mesa dos comensais. Depois que devoramos todas as tostadas, o garçon veio com sua mesinha desmontável mais uma vez. Ele trouxe os ingredientes para o caldo de pedra: peixe, camarão, cebola, alho, tomate, uma jarra de brodo (caldo) já preparado e duas pedras de rio quentíssimas.

 

Aí ele jogou o caldo dentro da tigela onde estavam os frutos do mar e começou a cozinhar tudo colocando as pedras quentes uma. Veja o vídeo e cuidado para não babar no computador!

 

O cheiro do caldo ficando pronto perturbou as pessoas nas mesas próximas, tenho certeza! Ficou todo mundo instantâneamente com fome, ainda bem que os pratos dos meus amigos (duas saladas frescas e um cordeiro com mole) chegou antes da sopa!

 

Depois que o peixe está cozido, o caldo está pronto. O garçon retira as pedras (achou que era pra comer?) e tomei a sopa com molho de pimenta (estamos no México, uai).

 

caldo-de-pedra-casa-de-oaxaca

 

Como aperitivo final, pedi uma margarita de chamoy, feita com tequila, contreau, limão e chamoy, um molho feito com limão, pimentas, polpa de alguma fruta doce (pêssego, manga ou outra) e outros temperinhos.

 

Margarita apimentada, doce e alcoólica: isso sim é México!

 

Restaurante Casa Oaxaca:

Calle Constitución, 104A – centro de Oaxaca, em frente ao Ex-convento/Museu/Igreja de Santo Domingo e o Jardim Etnobotânico.

Telefone: +52 (951) 516 8531

Aberto de segunda a sábado de 13h às 23h e domingo de 13h às 21h.

 

Hospede-se em Oaxaca:

Hostel Azul Cielo

Posada del Xochitl

Hostel Cielo Rojo

Hotel Nacional

Parador San Fernando

6 comentários em “Almoço-espetáculo no restaurante Casa Oaxaca”

  1. Pingback: 12 razões para viajar para Oaxaca AGORA!

  2. Pingback: O Dia dos Mortos no México é tipo o carnaval no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima