Bósforo Mezcaleria, bar favorito na Cidade do México (e devia ser o seu também)

Mezcal de qualidade, preços não muito altos, música boa e atmosfera agradável, com clima de paquera. O Bósforo Mezcaleria é definitivamente o meu bar preferido na Cidade do México!

 

Localizado no centro da capital mexicana, perto do metrô Juarez, Bósforo Mezcalería está escondido em uma rua de pouco movimento, sua porta é recoberta por uma cortina escura e pesada, entre um hotel e um 7/Eleven. A primeira vez que fui até lá, passei direto porque não consegui reconhecer a porta. Quase não há placas e a cortina serve como isolante dos sons que vêm lá de dentro. Só quem sabe do lugar – ou tem faro muito bom, consegue encontra-lo. E isso é ótimo, porque, escondido desse jeito, o lugar já fica bem cheio nas noites de quinta, sexta e sábado.

Primeiro, vamos falar sobre mezcal. Quase tudo que eu sei, aprendi na degustação que fiz em Oaxaca (contei tudo sobre a bebida e a degustação neste post) e com a experiência. Cada tipo de mezcal é praticamente outra bebida: sabor fresco, defumado, cítrico, amadeirado, ácido… as variedades são quase infinitas, então é preciso provar, hehe.

 

O Bósforo oferece degustações também, recomendo que a sua primeira experiência com o mezcal seja uma degustação, para aprender a apreciar a bebida. São mais de 42% de álcool (muitos ultrapassam os 45%, já provei alguns de 60%!), então nada de beber em shots: mezcal é feito para ser apreciado devagar, com rodelas de laranja e sal com pimenta e amendoim temperado com pimenta e alho – a não ser que você seja um tiozinho no interior do México, que toma mezcal como se fosse água. Não recomendo.

 

Infelizmente, eu só tenho DUAS fotos do Bósforo, que estão aqui neste post. Acontece que o lugar é escuro e bater o flash na cara dos outros não é educado. Então, foquei em interagir com a galera, experimentar diferentes mezcais (o meu preferido é o penca verde de Durango, ainda que os mezcais de Oaxaca tenham meu coração sempre <3).

 

BOSFORO-mezcaleria2-eusouatoa

 

Uma vez que você acha o bar, é difícil sair de lá. O espaço é iluminado por velas e algumas poucas luzes difusas (dá pra ver nas fotos, né?), as pessoas estão dispostas a bater papo com desconhecidos e a arquitetura do lugar facilita isso: não existem mesas. Você pode se sentar no balcão em frente aos bartenders, no balcão ao longo da parede na lateral ou no mezanino, que tem diversas almofadas e tapetes para acomodar as pessoas. Outra opção é ficar de pé, se balançando ao som da música comandada pelo Arturo, o dono do Bósforo.

 

Bósforo Mezcaleria foi criado pelo Arturo, um matemático aficcionado em música do mundo todo. Ele abriu o bar com o objetivo principal de tocar suas playlists em algum lugar. E que playlists! Arturo toca sons conhecidos e desconhecidos, passando pelo rock, cumbia, jazz, tropicália, afrobeat, bossa nova, música iraniana, africana de raiz, japonesa contemporânea e sei lá que outros ritmos. Só afirmo que é bom, mas infelizmente o Bósforo não é um bar dançante – a não ser no final da noite, quando já estão todos meio bêbados.

 

Tipo isso aqui (link retirado da página do Bósforo Mezcaleria no facebook):

 

Ah, Ana, gerente do bar, é brasileira e suuuuper legal! Carioca, ela se mudou pra Cidade do México há alguns anos e, além de trabalhar no bar, faz doutorado em Filosofia. Puxe papo, fala que conheceu o bar pelo meu blog 🙂

 

Os mezcais são servidos em doses de 60 ml, os preços variam de 60 a 90 pesos. Eles também servem duas cervejas artesanais, uma clara e outra escura, e oferecem quesadillas bem gostosas. Se quiser comer, chegue cedo, porque acaba rápido. Caso tenha mais fome, basta sair do bar e comprar um lanchinho no 7/Eleven 24h ao lado. E voltar para mais um mezcal, claro.

 

Bósforo Mezcalería:

Rua Luiz Moya, 31. Perto do metrô Juarez, colónia Juarez, Cidade do México.

Abre de terça a sábado, de 19h às 2h da manhã. Só é possível entrar até meia noite!

 

Hospede-se na Cidade do México

Opções na Roma/Condesa

Pra mim, o melhor bairro pra se hospedar: perto do metrô, do metrobus (BRT) e de diversos bares e restaurantes

Hostel 333 – o hostel onde trabalhei na Cidade do México. Excelente localização, preços baixos, festas no terraço.

Hostel Home – hostel parceiro do Hostel 333 – mais calmo e com excelente wifi, hehe.

Hostel Condesa

 

Opções no Centro Histórico:
Hostel Mundo Joven

Mexico City Hostel

Anys Hostal

 

Opções na Zona Rosa e Colónia Juarez

La Tercia

Hostel Inn Zona Rosa

Hotel Casa Gonzalez

4 comentários em “Bósforo Mezcaleria, bar favorito na Cidade do México (e devia ser o seu também)”

  1. Pingback: Restaurantes para comer bem e barato na Cidade do México

  2. Pingback: Panaderia Rosetta, a melhor padaria da Cidade do México

  3. Pingback: Pulque, a estranha bebida ancestral (e onde provar na CDMX)

  4. Pingback: 6 restaurantes para comer bem e barato na Cidade do México - Follow the Colours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima