Panaderia Rosetta, a melhor padaria da Cidade do México (e talvez do mundo)

Uma portinha despretenciosa em uma bela e arborizada rua do bairro Roma, na Cidade do México, abriga a melhor padaria da cidade: a Panaderia Rosetta.

 

Comandada pela chef Elena Reygadas, La Panaderia (como os habitués a conhecem) começou como um braço de seu renomado restaurante Rosetta, que serve comida contemporânea mexicana com fortes influências italianas. Elena Reygadas foi eleita em 2014 como a Melhor Chef Feminina da América Latina pelo prêmio Veuve Clicot – e merece muito mais, porque tudo que ela encosta fica maravilhoso. Os frequentadores do restaurante se ajoelhavam pelos pães servidos na casa e ela resolveu começar a vendê-los na saída do estabelecimento. Com o sucesso das vendas, ela alugou uma portinha na Rua Colima, 179, onde hoje são feitos diversos tipos de pães, bolos, biscoitos e outras guloseimas que voam das prateleiras para as bocasde clientes fieis e insaciáveis. O sucesso da portinha na rua Colima levou à abertura de uma segunda unidade, na Colonia Juarez (até bem próximo à primeira), que fica em uma casa muito fofa na rua Havre, 73.

 

E sabe o que é ainda melhor? Não custa caro!

Claro que não dá pra cobrar preço de pão francês num croissant feito com manteiga e farinha de alta qualidade, mas acho que 5 reais por um croissant crocantíssimo, folhadíssimo e amanteigadíssimo de tamanho grande é muito barato, especialmente para os padrões brasileiros em que (quase) tudo que é diferente do feijão com arroz custa um rim.

 

panaderia-rosetta

Na hora de escolher qual pão pedir, tente ver se seu bolso e seu estômago podem arcar com a opção TODOS

 

As opções de pães são uma mistura da padaria francesa, italiana, mexicana e outras influências. Os croissants (com e sem recheios) e pain au chocolat dividem espaço com ciabattas, focaccias, rolos de canela, tortas folhadas, bolos, cookies, muffins, scones, pão de pulque (feito com a tradicional bebida mexicana), ochos folhados com cobertura de creme e geleia e outros mais, a depender da estação do ano e da criatividade de Elena Reygadas. Alguns dos recheios são feitos com ingredientes tradicionais mexicanos, como tejocote e hoja santa. Os pães são todos artesanais (o maquinário se resume aos fornos e batedeiras) e de fermentação natural! Existem opções veganas no cardápio.

 

Conheci La Panaderia Rosetta graças à Gabi Pires, minha amiga que morou na Cidade do México, é apaixonada por pães e morava a apenas um quarteirão de distância da melhor casa de pães do México (e talvez do mundo). A Gabi me apresentou vários lugares favoritos no México, aliás <3

 

A portinha na rua Colima se resume a um balcão longo que exibe os pães e outras guloseimas do dia em estufas, pratos altos e prateleiras nas paredes e a cozinha da padaria onde são produzidas todas as delícias. Os clientes podem sentar-se em bancos no balcão mesmo, em banquinhos dispostos na calçada ou levar a compra pra casa. De manhã, quando saem a maioria dos pães, a luta por um lugar é acirrada e falta espaço pra todo mundo lá dentro, mas come-se rápido e a espera por um lugar é breve. Vale a pena pedir um croissant ou um café enquanto espera um banquinho para sentar e continuar o café da manhã sentado de frente para muitas comidas deliciosas.

 

À tarde o movimento é menor, mas a oferta de pães também, pois muitos já acabaram. Experiência própria: depois das 4 da tarde, já não tem pão quase nenhum na padaria Rosetta da Colima. Mas tudo o que tiver sobrado ainda é delicioso.

 

panaderia-rosetta-mais-uma-vez

Ó o pesado, geneeeente! Essa é a Panaderia Rosetta da rua Colima em horário de rush

 

A unidade da rua Havre é menos abarrotada, tem mesinhas no corredor lateral do lado de fora da casa e no mezanino, fora o perigoso balcão que exibe os pães do dia (perigoso porque é difícil parar de comer estando sentada lá).

 

Os pães são todos feitos na padaria da rua Colima e enviados para a rua Havre, então quando na Colima já não tiver mais pão, existe a possibilidade de ainda ter sobrado mais coisa na Havre, que tem um movimento vespertino maior.

 

panaderia-rosetta-havre

Panaderia Rosetta na rua Havre, na Colonia Juarez

 

Fora o espaço maior, outra vantagem da unidade na rua Havre é que eles têm mais opções de pratos, como sanduíches, ovos mexidos e outras opções típicas de café da manhã.

 

Bom, gente, vou parar por aqui porque já estou com muita fome e a Panaderia Rosetta está muito longe da minha casa no momento, hahaha.

 

Panaderia Rosetta:

De segunda a sábado de 7h às 20h e domingo de 7h30 às 18h

Colima 179, colonia Roma
Havre 73, colonia Juárez

 

Posts relacionados

Restaurantes para comer bem e barato na Cidade do México

Lucha Libre Mexicana: espetáculo fake divertidíssimo

Quatro museus na Cidade do México que você precisa visitar

Bósforo Mezcaleria, meu bar preferido na Cidade do México

Bruxos modernos mexicanos fazem compras no Mercado de Sonora

Casa-museu de Frida Kahlo e Diego Rivera

Dicionário de expressões mexicanas

Hospede-se na Cidade do México

Opções na Roma/Condesa

Pra mim, o melhor bairro pra se hospedar: perto do metrô, do metrobus (BRT) e de diversos bares e restaurantes

La Valise

La Querencia DF

Casa Maria Elena

Maria Condesa Boutique

Hotel Parque Mexico

Hostel Home

Casa Condesa Amatlán

Hostel Condesa

Roomies Hostel Condesa

 

Opções na Zona Rosa e Colónia Juarez

La Tercia

Hostel Inn Zona Rosa

Hotel Casa Gonzalez

 

Opções no Centro Histórico:
Hostel Mundo Joven

Mexico City Hostel

Anys Hostal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima