De rolê por Inhotim e Brumadinho: banho energizante na Cachoeira Carrapatos

 

Brumadinho tem um município enorme, 2 vezes maior que o de Belo Horizonte e muito menos urbanizado (ainda bem!), o que permite que a região esconda verdadeiros tesouros a poucos minutos da cidade. Um deles é a Cachoeira Carrapatos, no distrito de Piedade do Paraopeba.

 

A foto acima é da Amanda Forte Gonçalves – blog Ideias na Mala

 

Fomos de van, graças à De Rolê Por Brumadinho, até a beira dessa cachoeira, um trajeto que dura pouco mais de meia hora dirigindo.

A entrada pra cachoeira (que fica numa propriedade privada) é na ponta de uma rua que sai da avenida principal de Piedade do Paraopeba. De lá, uma caminhada bem fácil e plana (tinha um mini pedacinho de barranco, do contrário eu poderia dizer que é acessível a cadeirantes off road!!) de 5 minutos leva até a primeira queda da cachoeira. Apesar de termos tido muita chuva nas semanas anteriores à viagem, a água não estava muito turva, que sorte!

 

foto da Thais Marinho, projeto Mulheres Viajantes

 

Subindo a pedra à direita do poço, chegamos à segunda queda, essa menor e mais confortável para se sentar embaixo e relaxar todos os músculos das costas com massagem natural.

 

Existe uma cerca gigante depois da segunda queda, com uma placa dizendo que pra cima é propriedade privada – o que me leva a crer que pra cima tem ainda mais cachoeira bonita. Longe de mim falar que vocês devem quebrar regras, mas fica a dica pra quem tiver curiosidade de pular a cerca e seguir rio acima. Afinal, os recursos hídricos brasileiros ainda são públicos, por mais que as placas tentem dizer o contrário.

 

 

 

Fiquei grudada feito carrapato nessa segunda queda – a água estava fria, mas não congelante e tem uma pedra maravilhosamente posicionada bem embaixo da cachoeira, perfeita pra servir de banquinho debaixo das águas.

 

 

Na clareira em volta da cachu, Natália e Igor prepararam um churrasco de peixe com farofa, arroz e batata doce pra nós! Um passeio perfeito para terminar nossa estadia em Brumadinho 🙂

 

Se quiser contratar o passeio com almoço de churrasco de peixe pela De Rolê Por Brumadinho, ele custa 50 reais (45 reais se você for com seu carro). O passeio fecha com no mínimo 4 pessoas.

 

Esta última viagem que fiz a Brumadinho foi organizada pela De Rolê Por Brumadinho, agência de receptivo turístico que pode ser contratada para fazer alguns passeios durante a estadia na cidade. Com elas, além de visitar o museu Inhotim, nós conhecemos o famoso e delicioso restaurante Ponto Gê, da chef Genilda Delabrida, fizemos workshop de pão de queijo, visitamos essa linda Cachoeira Carrapatos, em Piedade do Paraopeba e passamos um dia inesquecível nos quilombos Marinhos e Sapé.

 

Confira os posts desses passeios e já programe sua viagem pra Brumadinho!

Onde ficar em Brumadinho

Existem diversas opções de hospedagem em Brumadinho, estes foram os hostels que acolheram nosso grupo durante a viagem:
Hostel 70 – primeiro hostel de Brumadinho, fica bem perto da rodoviária (2 quarteirões, dá pra ir à pé!)

Hostel Moreira – hostel numa casa um pouco afastada da rodoviária. O café da manhã é super farto e tipicamente mineiro: muitos bolos, pães de queijo, queijo, geleias…

Sobre a viagem

As empresas e guias parceiras da viagem foram:
De Rolê Por Brumadinho (no instagram @derole_por_brumadinho)
BrumaVip Turismo – transporte de BH até Brumadinho com uma van super bacana
Guia de InhotimJunio César nasceu no bairro onde hoje funciona o museu, trabalha há 10 anos com a Instituição (desde quando era só uma fazenda do Bernardo Paz). Junio é especializado em botânica e arte contemporânea e guia formado pelo SENAC @juniocesarguia
Jantar inesquecível no Ponto Gê <3 @ponto_ge_inhotim
Vivência nos quilombos Marinhos e Sapé @reibatuque
Workshop de pão de queijo na Casa da Horta @casadahorta53
Pub Crawl @pubcrawlbrumadinho: bares @bar.hashtag @kombozabar e @domquixotesnookerpub 
E, claro, a Prefeitura de Brumadinho, que fortaleceu com os transportes dentro da cidade @prefeituradebrumadinho 

Convidados da viagem: este blog <3, Mulheres Viajantes, Na estrada com as Minas, Mariana Viaja, Kari Desbrava, Sou+Carioca, Rodas nos Pés, Foco no Mundo, Canal Errei, Ideias na Mala, Diário de Turista, Hypeness e Azul Magazine. Coincidência ou não, só tinha um homem na viagem toda, hahahaha Vamos todas cair no mundo, mulherada! #minasqueviajam <3

Mais posts sobre a viagem a Inhotim e Brumadinho:

Mariana Viaja – Visita inesquecível e transformadora a uma comunidade quilombola em Brumadinho

Canal Errei – O melhor de Inhotim e Pub Crawl em Brumadinho – MG

Canal Errei – Inhotim – descobri o Ponto Gê em Brumadinho – MG

Foco no Mundo – Inhotim: dicas e tudo o que você precisa saber antes de ir

Mulheres Viajantes – Brumadinho, além do Inhotim

Rodas nos Pés – Apresentando BRUMADINHO ALÉM DE INHOTIM: muitas descobertas!

Ideias na Mala – Principais obras de arte de Inhotim – O Inhotim como você nunca viu antes

Hypeness – Além do Inhotim: o que fazer em Brumadinho, cidade-sede do maior museu a céu aberto do Brasil

Kari Desbrava – Brumadinho além de Inhotim: uma viagem pelo interior de Minas Gerais

Kari Desbrava – Inhotim: dicas do que conhecer
Foco no Mundo – O que fazer em Brumadinho além de Inhotim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima