Antes de começar o post, gostaria de lembrar que não sou fotógrafa e não sei empratar coisas. Sou da escola gastronômica do Larica Total.
Quando olhei pros ingredientes que a Gabi me enviou pro Intercâmbio de Sabores, entrei em pânico: OMG, eu nem gosto de cachaça, o que farei?!
Minha sorte é que a cachaça que ela me deu (marca desconhecida) era muito, muito, muito aromática e realmente saborosa. Isso facilitou muito na hora de pensar uma receita 🙂
Ajudou tanto que resolvi fazer logo duas. A panqueca foi uma releitura da minha receita de panquecas favorita, muito fofinha e saborosa, que aprendi numa revista EVERYDAY FOOD, da Martha Stewart. A segunda foi um tiro no escuro: nunca tinha feito pana cotta (um tipo de mousse italiano desenformável – ainda que eu tenha deixado ela na xícara) e achei que era a hora de tentar.
Bom, às receitas!
Panquecas de cachaça com recheio de jabuticaba e cobertura de caramelo
Para as panquecas:
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de cachaça
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga
2/3 xícara de iogurte
1/3 xícara de leite
1 ovo
1 colher de chá de óleo (para fritar as panquecas)
Em uma vasilha, misture os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, fermento, sal)
Em outra, misture leite, iogurte, manteiga, cachaça, açúcar e ovo.
Junte os dois com cuidado, sem mexer demais.
Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de óleo e deixe o fogo bem baixo. Faça as panquecas “gordinhas”, com uma colher de sopa de massa (se quiser panquecas grandes, ponha mais massa, mas elas vão ficar difíceis de virar!) e use uma espátula bem fina para virar as danadinhas de um lado para o outro.
Mantenha as panquecas aquecidas no forno em temperatura baixa, até que todas estejam feitas e prontas para montar.
Para a calda de jabuticaba com cachaça:
1 xícara de geléia de jabuticaba (qualquer geléia azedinha serve)
30 mL de cachaça
Aqueça a geléia para que fique mais líquida, retire do fogo e agregue a cachaça.
Para a cobertura de caramelo:
1/2 xícara de leite
5 caramelos
Derreta os caramelos no leite em panela no fogo alto. Retire do fogo quando a calda estiver em ponto de fio e cubra as panquecas enquanto estiver quente.
Pana cotta de jabuticaba com cachaça e crispy de caramelo
Para a pana cotta:
150 mL de creme de leite fresco
150 mL de creme de leite de caixinha
55g de açúcar refinado
casca de meio limão
30 mL de cachaça
1 colher de sopa de geléia de jabuticaba
3 folhas de gelatina sem sabor
Pique as folhas de gelatina em um prato com água e deixe-as absorvendo umidade.
Em uma panela em fogo baixo, ferva os cremes de leite com o açúcar, as raspas de limão e a geléia de jabuticaba. Assim que levantar fervura, retire a mistura do fogo e acrescente a gelatina (escorra a água antes), mexendo bem. Adicione a cachaça e passe o creme por uma peneira fina.
Distribua a pana cotta em pequenos recipientes e deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.
Para o crumble:
8 cookies de chocolate
8 caramelos Embaré
Em uma panela pequena em fogo alto, ferva os caramelos com um pouco de água até que formem uma calda em ponto de fio. Quebre os biscoitos e disponha-os sobre uma folha de papel-manteiga. Despeje o caramelo derretido sobre os biscoitos e deixe o crumble esfriar antes de cortar em rodelas, quadradinhos ou como preferir.
NHAM
Resultado final? Preferi muito mais as panquecas: achei que o sabor da cachaça combinou mais e a geléia de jabuticaba ganhou mais destaque. Além disso, rende muito e dá pra se divertir montando as panquecas e fazendo formatos pra elas, hahaha.
Vou tentar fazer a pana cotta de novo, com menos gelatina e menos cachaça e mais geléia e ver se fica melhor. Mas o crispy de caramelo ficou DELIS.
Que amor!! Adorei todas as idéias, ficou super original e diferente ^^
Morri de raiva por não ter provado essas delícias…
eu que morro de raiva por não provar o semifreddo! hahaha
Ahazou, fiquei com água na boca!!
🙂 faz em casa tb! É facinho
Poha, eu achando que viria uma coisinha simples e você me vem com essas receitas!!! Estou humilhada. Só pra descontar, vou tirar fotos dos cupcakes que estou fazendo hoje e vou te mandar só pra você morrer de vontade. huahuahua (Aliás, a primeira leva, que está no forno, começa a exalar as primeiras notas de canela. Nham)
maldadeee!
Acabou que nem tirei fotos, mas fiz uma fornada de cupcakes de baunilha com canela e recheio de ganache (é assim que se escreve isso?) de chocolate meio amargo com cobertura de doce de leite (é muita especificação pra um bolinho tão pequeno!) e outra fornada da mesma massa mas com recheio de ganache de chocolate branco com limão e cobertura de marshmellow. Esses últimos ficaram lindos: coloquei mini confetes em cima e raspinhas de limão! E todos evaporaram em tipo meia hora em cima da mesa lá de casa. Detalhe: eram 33 cupcakes para 7 pessoas. #ogrinhos
maldade #2
quero muito, Kel! Compartilha a receitaí!