Um bom supermercado é uma armadilha de satanás. Os ingredientes estão frescos, as prateleiras são bem iluminadas, os carrinhos de compras giram rápidos e leves pelos corredores e – pior – existem produtos novos esperando por você.
Caí na armadilha esta semana e comprei duas mini abóboras. Como resistir à miudeza e fofice delas? Não sabia nem como prepará-las, mas como já havia comido um prato delicioso de moranga recheada com frango com catupiry, pensei que seria uma boa tentar algo assim.
A receita que está abaixo foi a adaptação de diversas formas de preparar abóbora recheada que encontrei pela internet – e no fim, a minha não ficou parecida com nenhuma das que eu li, rs. Fiz duas abóboras como almoço para duas pessoas, mas fiquei com fome no final, mesmo tendo arroz como acompanhamento. Eu prepararia duas mini-abóboras por comensal. Ou faria uma abóbora por pessoa de entrada em um almoço mais elaborado.
Abóbora recheada com frango desfiado
Ingredientes:
Para a abóbora:
Duas mini-abóboras (pode ser qualquer tipo: de pescoço, moranga, cabotiá…)
Meia xícara de azeite de oliva
Uma colher de sopa de molho de mostarda
Duas colheres de sopa de mel
1 colher de chá de sal
Papel alumínio e assadeira
Para o recheio:
Uma cebola média, picada em cubinhos pequenos
Um dente de alho
Uma xícara de frango desfiado
Uma colher de chá de páprica picante
Meia colher de chá de açafrão
Uma colher de sopa (cheia) de requeijão
Meia xícara de purê de abóbora (extraída das mini-abóboras já cozidas)
Sal (quanto baste)
Pimenta (à gosto)
Uma panela pequena
–
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno para 220° C e forre uma forma com papel alumínio.
Corte a tampinha das mini-abóboras e retire as sementes e membranas
Faça um molho com o azeite, mel, mostarda e sal.
Unte as abóboras por dentro e por fora com esse molho. Deixe um pouco dele dentro delas.
Asse as abóboras envolvidas em papel alumínio por 30 minutos (ou até ficarem macias, mas sem desmanchar!).
Enquanto as abóboras assam, cozinhe um peito de frango e desfie – use apenas uma xícara de frango desfiado. O que sobrou eu congelei em pequenas porções para usar depois (vida de solteira que mora sozinha, rs).
Quando as abóboras estiverem cozidas, retire-as do forno, espere que esfriem um pouco e extraia uma parte da abóbora, com cuidado para não chegar muito perto da casca. Deixe uma quantidade de abóbora ainda na casca pra mantê-la firme.
Em uma panela pequena, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite (pode ser o do molho da abóbora, se ainda houver – o que é provável). Quando a cebola estiver transparente, adicione o frango, a páprica e o açafrão, depois o purê de abóbora e, por último, o requeijão. Adicione sal e pimenta de acordo com a sua preferência.
Volte as mini-abóboras para assadeira, recheie-as com o molho com frango e leve ao forno para assar envolvidas no papel alumínio por 10 minutos.
TCHARAAAAM! Sirva com arroz.
Nhammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!
Vou fazer hoje. Depois te conto.
🙂 oba!
Hummmm vou fazer!!