O Mercado de Coyoacán é um dos meus mercados preferidos da Cidade do México por duas razões principais:
– Ele tem diversas bancas de vegetais frescos, queijos, frutas em conserva e mole para estocar em casa e bancas de artesanato, molhos de pimenta e bandeirinhas de papel recortado mexicano bacanas para dar de presente
– Abriga os melhores lugares para comer em Coyoacán e ainda é pertinho do Museu da Frida Kahlo, do Trotsky e outras atrações do bairro.
O Tostadas Coyoacán é o meu restaurante preferido no Mercado! Não se engane pelo outro lugar de tostadas logo ao lado (com letreiro vermelho), você quer comer no Coyoacán, que tem placa de fundo amarelo com tipografia em vermelho 😉
Além de servirem comida excelente e a um preço acessível, o atendimento é amável e eficiente. O lugar está frequentemente cheio, mas as pessoas comem rápido. Caso precise esperar por um lugar, não deve demorar muito.
Tostadas são tipo torradas de tortilha de farinha de milho com recheio em cima. Tipo uma pizza, mas sem ir ao forno. Com recheios sempre frescos e serviço rápido e eficiente, o Tostadas Coyoacán são o pit-stop perfeito para uma tarde de turismo pelo bairro.
Sempre que vou ao Tostadas Coyoacán, tento pedir recheios diferentes, para provar de tudo.
As minhas preferidas estão alinhadas na foto abaixo: cochinita pibil (carne de porco cozida na panela de pressão com uma pasta de chiles chamada adobo), campechana (frutos do mar crus, em ceviche, com guacamole) e pollo con mole (frango com mole negro, uma pasta de especiarias que tem chocolate na sua composição. Mas não é doce!! Prove!).
Também gosto bastante das tostadas de camarão e de polvo (na dúvida, vá de campechana). É tudo muito fresquinho, pode comer sem medo da fúria de Moctezuma.
As tostadas custam entre 25 e 35 pesos cada uma (entre 5 e 7 reais), eu como 3 quando estou com muita fome (ou gula, hehehe). O restaurante também tem molhos bem gostosos para adicionar às tostadas (grátis, claro) e águas de sabor (500mL) a 20 pesos (+- 4 reais).
ATENÇÃO: não confunda água (H2O) com as águas de sabor, ou águas frescas, que são sucos, na verdade. Gosto bastante do de jamaica (hibisco), que é super tradicional aqui.
Tostadas Coyoacán
Centro do Mercado de Coyoacán, entre as ruas Ignacio de Allende, Malintzin, Abasolo e Xicoténcatl.
Perto do metrô Viveros de Coyoacán (aproveite e passe por dentro do parque!)
Hospede-se na Cidade do México
Pra mim, o melhor bairro pra se hospedar: perto do metrô, do metrobus (BRT) e de diversos bares e restaurantes
Hostel 333 – o hostel onde trabalhei na Cidade do México. Excelente localização, preços baixos, festas no terraço.
Hostel Home – hostel parceiro do Hostel 333 – mais calmo e com excelente wifi, hehe.
Opções no Centro Histórico:
Hostel Mundo Joven
Pingback: Quatro museus na Cidade do México que você precisa visitar
Pingback: Casas-museu de Frida Kahlo e Diego Rivera na Cidade do México