O México é muito grande (ok, não tão grande quanto o Brasil, mas ainda sim um país extenso), dependendo de onde você quer ir, as estradas não são tão seguras, e viajar de ônibus nem sempre é o jeito mais barato de chegar de um ponto a outro.
Quê?
Sim, isso mesmo que você leu: viajar de ônibus nem sempre é a alternativa mais barata para ir de um lugar a outro no México. Graças às companhias low cost mexicanas!
Viajar da Cidade do México para Cancun, por exemplo, custa menos ir de avião do que de ônibus (mesmo sem passagens na promoção), além de durar 1/12 a menos (um doze avos!!!) – a viagem de ônibus dura cerca de 24h (com sorte) e a de avião dura 2 horas.
Isso me surpreendeu muito quando estava pesquisando pra ir pro México, porque no Brasil pode até valer mais a pena ir de avião de um lugar pro outro, mas é mais por uma questão de tempo de viagem do que de preços (exceto em promoções de companhias aéreas). Mas no México, recomendo sempre pesquisar nos sites das companhias aéreas low cost mexicanas e comparar com os preços de passagens ônibus.
As low cost mexicanas são:
Viva Aerobus
Low cost mexicana criada pela mesma empresa da Ryanair (low cost europeia). Eles não têm promoções absurdas de 1 euro como a Ryanair, mas os preços são ótimos. Fique de olho! Assine a newsletter deles. É um saco receber emails deles sempre, mas vale a pena até a data da viagem.
Os preços regulares são bons, mas quando tem promoção, é um deus-nos-acuda!! Fui da Cidade do México para Cancun (ida e volta) por 1.300 pesos (260 reais), quando a ida e volta em preço normal pela Viva Aerobus é por volta de 3.500 sem despacho de bagagem, 3.600 com direito a uma mala despachada (700 reais), enquanto a passagem de ônibus pela ADO, principal empresa de ônibus que vai pra lá, custa mais ou menos 4.000 pesos (800 reais) ida e volta. Ou seja: mesmo fora da promoção, vale a pena super!
O foco são as viagens dentro do México mesmo, mas existem voos a cidades no Texas (Huston, Dallas e San Antonio, além de voar a Ciudad Juarez, que faz fronteira com El Paso) e a Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. O mapa acima, retirado do site deles, está com as rotas desatualizadas (só aparece o voo a Huston)…
Interjet
Menos barata que a Viva Aerobus, mas ainda sim bastante em conta!
Faz mais trechos no sul do México e também voa a Tijuana, fronteira com San Diego, nos EUA. Outra vantagem é que eles fazem vários trechos internacionais: Estados Unidos (NY, Las Vegas, Miami) Colômbia, Costa Rica e Cuba!
Volaris
Tem grande foco na conexão México – EUA.
Viajam para muitas cidades da Costa Oeste Americana, inclusive Portland, vão para Miami e Orlando, além de Chicago, Denver e Nova York. A Volaris também tem mais destinos na costa do Pacífico e no norte do México, além de voar à Guatemala a partir de 18 de junho!
E aí, pronto pra fazer as malas e explorar o céu mexicano?!
Hospede-se na Cidade do México
Pra mim, o melhor bairro pra se hospedar: perto do metrô, do metrobus (BRT) e de diversos bares e restaurantes
Hostel 333 – o hostel onde trabalhei na Cidade do México. Excelente localização, preços baixos, festas no terraço.
Hostel Home – hostel parceiro do Hostel 333 – mais calmo e com excelente wifi, hehe.
Opções no Centro Histórico:
Hostel Mundo Joven
Livs! Anotadíssimo!!! 😀