O Fitó abriu as portas em junho e fui lá conferir o cardápio na companhia de seis amigas queridas. O restaurante apresenta pratos típicos da cozinha piauiense, criados por Cafira Foz, cearense de Fortaleza que foi criada em Teresina.
O Fitó está instalado numa casa fofa, bem arejada, iluminada e decorada no baixo Pinheiros, perto do metrô Faria Lima em São Paulo.
Como estávamos em 7 na mesa, pudemos provar quase tudo no cardápio. É uma das inúmeras vantagens de sair pra comer com muita gente que não liga de dividir comida, hehe
Pra começar, esperamos nossa mesa tomando mate gelado, sentadas de frente pro balcão, onde duas bartenders fazem todo tipo de mistura (fiquei sabendo que as caipirinhas são ótimas, mas era horário de almoço durante a semana e não provei).
Quando sentamos à mesa, chegou uma porção de dadinhos de tapioca com delicioso molho agridoce de pimenta, picante no jeito, que é cortesia da casa durante o primeiro mês de funcionamento.
A saladinha de folhas com maxixe e carambola com molho agridoce bem leve já começou me enfeitiçando!
Entre os pratos principais, pedi o frango assado com batata doce e calda de caju (delícia!).
Experimentei também a paçoca de carne de sol (noh, boa demais!).
A única opção vegetariana do cardápio oficial é o baião de dois, que vem com ovinho com gema mole por cima. Estava muito gostoso e o prato vem farto. Se você quiser outro prato sem carne, tem como conversar com a sua atendente e negociar, é possível!
Entre as bebidas sem álcool, além do mate experimentamos um suco de cupuaçú com água com gás (ficamos viciadas naquele frescor cremoso) e o drink de gengibre fermentado, em primeiro plano na foto acima (pra quem curte gengibre como eu, imperdível!).
As sobremesas são a parte mais fraca do cardápio… dividimos vários dos pratos (tentativa de dieta, né mores) e achamos que dá pra explorar mais os doces do Piauí. Tendo falado isso, o flan de coco é definitivamente a melhor opção – tão cremoso e saboroso que sumiu em segundos e pedimos mais uma porção, hehe. Juro: se você gosta de coco não saia do Fitó sem provar esse flan!
Gostei demais do restaurante, a decoração é linda, o salão bem iluminado e as louças típicas do Piauí são um charme, quis todas pra minha casa.
A maioria das pessoas trabalhando são mulheres, tanto na cozinha quanto no salão, amei isso também!
Já quero voltar amanhã pra provar o carneiro com leite de coco, que é prato do sábado!
Como não se apaixonar por essas louças típicas do Piauí?
E sabe o que ainda soma mais pontos? Comemos, comemos e comemos, bebemos bastante, dividimos sobremesa, tomamos café e a conta deu 50 reais pra cada – que paguei com meu VR, viva!
Hospede-se em São Paulo
A cidade é MUITO grande, então a região de hospedagem deve levar em conta quais serão os bairros que você irá percorrer 😉
Opções em Pinheiros/Vila Madalena
Opções no Centro/Santa Cecília
Que maravilha!! Quero ir!
Vá, Rosa, porque é muito delícia! 🙂