Tchau, tchau primavera! Brigadeiro de lavanda com limão siciliano

Dia 21 de dezembro acaba a primavera e finalmente entramos no verão! Pessoalmente, espero ansiosamente pelos dias mais quentes de sol, não aguento mais ter que carregar casaco prum lado e pro outro e ter que andar de sapato fechado. Anseio até pelos fins de tarde com chuva pesada de verão. Contando que eu não esteja no trânsito, claro.

Brigadeiro de Lavanda com Limão Siciliano

Mas a primavera também tem suas coisas boas. Adoro os os dias de sol de vento fresco, ideais para piqueniques no parque, tardes passadas em cafés a céu aberto e longas caminhadas. Ontem fez um dia assim por aqui, provavelmente um dos últimos antes que o calorão do verão se instale de vez. Há pouco tempo ganhei de presente de natal da Carol Almeida uma porção de lavandas secas e estava pensando no que ia aprontar com elas. Quando Carol disse que vinha me visitar, não tive dúvidas: aproveitei para juntar as flores com um limão siciliano que tava dando sopa em casa para celebrar a primavera e seu frescor ensolarado com brigadeiros e filosofia 🙂

O limão siciliano casa muito bem com a lavanda, ele traz uma acidez interessante ao sabor intenso e amargo dela, ressaltando suas notas florais.

Espero que gostem dessa receita tanto quanto eu gostei de saboreá-la neste fim de tarde conversando sobre a vida o universo e tudo o mais com a Carol e ouvindo Iron and Wine (: Musiquinha fresca e melancólica para celebrar o fim do dia e da estação.

Bota o play e comece a fazer a receita!

photo

Brigadeiro de Lavanda com Limão Siciliano

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga com sal

2 colheres de sopa (15 mL) de lavanda seca (também vendida sob seu nome de origem árabe: alfazema). Separe apenas as flores e deixe os eventuais galhinhos de fora da receita! Esqueci de fazer isso no meu e de vez em quando senti umas folhinhas chatas no meio do doce.

suco de 1 limão siciliano (raspe a casca antes de extrair o suco e guarde-as para outra receita – um pouquinho para enfeitar os brigadeiros e o resto, digamos, para preparar um risoto de limão siciliano com manjericão para o próximo almoço)

photo (1)

Modo de fazer

Em uma panela em fogo baixo, misture o leite condensado com a manteiga e as lavandas. Se quiser um brigadeiro sem as sementinhas da flor, processe-as ou bata-as no pilão com um pouco de açúcar de confeiteiro. Cozinhe a mistura até quase ficar em ponto de brigadeiro, mexendo sempre! Quando estiver quase pronto, adicione o limão e cozinhe mais (mexendo, mexendo) até chegar no ponto (estiver solto da panela). O fogo baixo é importante para soltar o máximo de aroma da lavanda e para não queimar o brigadeiro.

Enrole e passe no seu confeito de preferência. Usei açúcar de confeiteiro com um pouco de raspas do limão. Aproveite! Fica gostoso acompanhado por um chazinho de capim cidreira.

Pra fechar o post, um cartaz da Carol, que fica desenhando coisas lindas quando vem me visitar 🙂

tumblr_mqehl1EhTg1qj83ibo1_1280

3 pensamentos sobre “Tchau, tchau primavera! Brigadeiro de lavanda com limão siciliano”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *