O Dia dos Mortos no México começa muito antes da noite do dia 1º para o dia 2 de novembro. As pessoas se preparam para a festa com o pan de muerto (post sobre ele aqui), preparam altares em suas casas, fazem desenhos com flores e grãos no chão, compram flores (especialmente calêndulas mexicanas, as flores dos mortos) e as espalham pela casa, pelo trabalho, pelas ruas. Até os canteiros públicos se enchem de flores laranjas e amarelas.
E isso sem falar que a festa tem várias etapas, que começam no dia 29 de outubro e acabam (este ano) no dia 3 de novembro! Os falecidos queridos merecem muitas homenagens aqui no México!
Escrevi detalhadamente sobre o Dia dos Mortos no México neste post. Agora publico para vocês mais fotos da festa, tiradas em Oaxaca, a sudoeste da Cidade do México.
“Diablo” em uma comparsa (ou muerteada) no centro de Oaxaca, no dia 29 de outubro
Homem fantasiado de La Catrina, andando sobre pernas de pau, em uma comparsa que passava pelo centro de Oaxaca
Fogos de artifício são muito comuns nessa época do ano. Estes foram disparados para chamar a atenção à comparsa que passava pelo centro de Oaxaca
Altar montado no pátio de uma galeria de arte em Oaxaca
Crianças fantasiadas pedindo dinheiro ou doces nas ruas do centro de Oaxaca
As crianças se divertem muito nessa época do ano, com fantasias bastante elaboradas! Infelizmente, é uma forma de pedirem dinheiro aos turistas.
Altar montado pelo café Jaguar Yuú no Centro Cultural San Pablo, no estilo da região Sierra Norte de Oaxaca
Instalação para o Dia dos Mortos no Museo Textil de Oaxaca. Um lugar para ir visitar em qualquer época do ano, aliás! Tem entrada gratuita e grande acervo de tapetes, vestidos e trajes tecidos em diferentes regiões de Oaxaca
Família passa a noite velando a tumba de um ente querido no cemitério de Xoxocotlán, nos arredores de Oaxaca. Muitas preces, velas, música, mezcal e comida.
Tumba decorada para o Dia dos Mortos no cemitério central de Oaxaca. Os parentes não estavam, talvez ivessem acabado de ir embora pois as velas não estavam muito gastas
Pingback: 12 razões para viajar para Oaxaca AGORA!
Pingback: Como ir ver as borboletas monarca no México durante o inverno
Pingback: O Dia dos Mortos no México é tipo o carnaval no Brasil!