Moeda local, dolar ou euro? Como saber qual levar na próxima viagem

A súbita alta do dólar está deixando todo mundo que vai viajar de cabelo em pé. De repente, o orçamento de viagens internacionais subiu bastante! Ou será que não?

 

Se você não for viajar para um país que pratica o dólar, pode ser que você consiga gastar menos na conversão do real para o euro ou para outras modeas locais. Vai depender das taxas de câmbio no Brasil e no país de destino.

 

É preciso fazer algumas contas e comparações e nem sempre a informação mais atualizada vai estar disponível na internet, mas já dá pra ter uma ideia de como estão sendo praticados os preços. No final, também é uma questão de arriscar e torcer pra dar certo.

Para saber se você vai levar moeda local, dolar ou euro, você vai precisar de:

– sites de conversão de moedas

– uma calculadora

– telefone de uma casa de câmbio brasileira e boas buscas no google

– uma pitada de adivinhação e outra de sorte

Passo 1: comparar as moedas em cotação comercial

Para começar a comparar, o primeiro site que abro é o XE.com 

Nele você vai ver qual é a cotação comercial (em tempo real) para as moedas que você irá converter.

– Compare o real a dólares, euros e moeda local.

– Compare dólares e euros à moeda local.

– Anote esses valores no seu caderninho

 

dolar-ou-euro-2-eusouatoa

 

Com a calculadora, averiguo quanto seria converter direto do real para a moeda local e quanto seria se eu comprasse dolar ou euro no Brasil e convertesse para a moeda local quando chegasse ao país. 

A fórmula é:  1 real = (cotação do dolar ou euro em relação a 1 real) x (cotação da moeda local em relação ao dolar ou euro)

Anote no caderninho e compare!

 

Como estou no México, vamos usa-lo como exemplo, mas a receita vale para qualquer moeda.

Hoje o 1 real está 5,25 pesos mexicanos pela cotação comercial.

Também hoje e pelos mesmos critérios, 1 real está 0,35 dólares americanos e 0,30 euros.

No meu caderninho, anoto:

1 real = 5,25 pesos mexicanos

1 real = 0,35 dólares americanos

1 real = 0,30 euros

1 dólar americano = 14,89 pesos mexicanos

1 euro = 16,98 pesos mexicanos

 

Comparando:

1 real = 5,25 pesos mexicanos

1 real = 0,35 dolares/real x 14,89 pesos/dolar = 5,21 pesos mexicanos

1 real = 0,30 euros/real x 16,98 pesos/euro = 5,09 pesos mexicanos

 

Por essa conta, considerando as moedas comerciais, vale mais a pena levar reais para o México e trocar para pesos diretamente

 

Acontece que o valor comercial de compra de moedas não é o valor que você vai encontrar nas casas de câmbio do Brasil ou do México. Quem dera a conta fosse fácil assim!

 

Passo 2: comparar valores estimados de compra e venda nas casas de câmbio

Para saber se vale a pena comprar a moeda local no Brasil, é preciso ligar para uma casa de câmbio que venda essa moeda e descobrir qual o valor que está sendo praticado. Ou então procure na internet termos como “comprar _____ no Brasil”. No geral, moedas menos vendidas no Brasil vão ser menos vantajosas.

 

Faça o mesmo procedimento para saber se vale a pena vender seus reais nas casas de câmbio do país de destino. Dependendo do país, as casas de câmbio estão na internet contando seus preços. Ou não.

Caso não ache um site confiável, procure por valores de compra e venda de reais no país.

 

Compare também o valor de compra do dolar e do euro em casas de câmbio no Brasil e de venda de dolar ou euro no país de origem. Se não conseguir encontrar os preços em casas de câmbio reais, procure pelo valor de compra e venda do dolar ou euro turismo (se existir essa denominação).

 

ATENÇÃO: esses valores são imprecisos e variam de acordo com a casa de câmbio. Por segurança, eu sempre considero que a taxa de conversão será um pouco pior para nós, clientes.

 

Para nosso exemplo em pesos mexicanos:

NO BRASIL:

Encontrei na internet uma casa de câmbio brasileira que está vendendo pesos mexicanos a 0,21 reais hoje, ou 1 real = 4,76 pesos mexicanos.

Nesse mesmo site, encontrei:

1 real = 0,33 dólares

1 real = 0,29 euros

 

NO MÉXICO

Encontrei na internet um site que mostra os valores médios de compra e venda de reais no México. A compra de reais (você estará vendendo eles, a casa de câmbio estará comprando) está a 1 real = 5,10 pesos mexicanos.

Nesse mesmo site, encontrei:

1 dolar = 14,23 pesos mexicanos

1 euro = 16,52 pesos mexicanos

 

Passo 3: compare todos os preços encontrados. Não se esqueça de incluir o IOF para o caso de compra de moedas no Brasil e verifique se o país de destino tem outras taxas como o nosso.

Compare as situações:

– se você leva a moeda local para o país

– se você leva reais para o país e os vende nas casas de câmbio locais

– se você leva dolar ou euro para o país e os vende nas casas de câmbio locais

 

Para o caso de viagem ao México:

Levando moeda local:

Compra de pesos mexicanos em casas de câmbio brasileiras, 1 real = 4,76 pesos mexicanos – IOF (0,38% se a compra é em espécie) = 4,74 pesos mexicanos para cada real trocado.

Levando reais:

Venda de reais nas casas de câmbio mexicanas, 1 real = 5,10 pesos mexicanos por real

Levando dolar ou euro:

Compra de dolar ou euro nas casas de câmbio brasileiras e venda de dolar ou euro nas casas de câmbio mexianas

– DOLAR 1 real = 0,33 dólares – IOF = 0,32 dólares comprados no Brasil. No México, 0,32 dólares x 14,23 pesos mexicanos = 4,55 pesos mexicanos por real

– EURO 1 real = 0,29 euros – IOF = 0,28 euros comprados no Brasil. No México, 0,28 euros x 16,52 pesos mexicanos = 4,62 pesos mexicanos por real

 

Passo 4: arrisque!

Por mais que você faça contas, as taxas de câmbio variam de acordo com o dia, hora e com a casa de câmbio escolhida por você.

 

Pode ser que as moedas estejam viariando muito de dia para dia (como é o caso do dólar hoje) e você compre num bom ou mau momento, pode ser que você escolha uma casa de cambio com uma taxa ruim ou uma taxa excelente.

 

No exemplo mexicano, HOJE vale mais a pena levar reais e trocá-los nas casas de câmbio mexicanas (de preferência no aeroporto, onde as taxas são melhores. Veja esse post). Mas quando eu viajei para o México, por exemplo, o dólar estava muito mais vantajoso (veja esse outro post).

 

Depois de fazer todas as contas, é preciso fazer uma escolha e depois parar de ficar louco com isso.

 

Viaje tranquilo e gaste os dinheiros (seja lá qual for a moeda) em coisas que valham a pena para você!

21 pensamentos sobre “Moeda local, dolar ou euro? Como saber qual levar na próxima viagem”

  1. livia! muito bom o site! mas eu fiquei com uma duvida!

    nesse tópico você fala:

    “(você estará vendendo eles) está a 1 real = 5,10 pesos mexicanos.”

    para vermos o site: http://mx.cotizacion-dolar.com/dolar_hoy_mexico.php

    lá está a compra e a venda de rais em relação a pesos mexicanos! entretanto acredito que seria a compra e a venda da casa de cambio para nós “consumidores”

    pois eles nos venderiam a 5,10 e eles comprariam de nós a 5,00 (hoje eu vi está 5.005 compra e 5.125 venda), portanto a conta cairia para 1 real = 5,005 pesos mexicanos!

    ainda assim compensando mais! Vou acabar indo com reais para cancun!

    Obrigado

  2. Lívia,
    Maravilhoso seu blog! Estou indo para o México em Junho e esse negócio de o dólar estar muito alto me mata! A questão é, quando você foi para o México e trocou por pesos, você só tinha dinheiro em espécie? Sei que é muito perigoso levar dinheiro e que o cartão é mais prático e ajuda, mas como não tem cartão pré-pago, me sugeriram usar o meu visa travel money em dólares e usar lá, que eles convertem para pesos mexicanos na hora dos pagamentos. Pra isso eu teria que comprar dólares e ficar usando lá. Tem algum outro método pelo qual eu não precise comprar dólares e possa andar com cartão? Ficarei 1 mês no México, e 1 mês de dinheiro em espécie é demais.

    1. Oi Juliana! Obrigada 🙂 Continue lendo o blog para mais atualizações!

      Sobre sua dúvida, realmente é complicado ter tanto dinheiro o tempo todo… mas não sei qual seria a melhor opção. Aconselho que você converse com o seu banco para calcular as taxas de uso no exterior e comparar com as outras possibilidades… Com o Visa Travel Money, você terá um cartão de débito bacana pra usar aqui e o dólar está subindo em relação ao peso mexicano, mas vai depender da cotação do dólar que você conseguir aí, né.
      Um beijo e boa viagem!

  3. Obrigado Livia !!! Era a informação que eu procurava, viajo em abril/2015 para o mexico,DF e com essa subida do Dolar estou buscando meios de reduzir o prejuizo. Você nos deu uma aula de como efetivamente otimizar nosso dinheiro no exterior, Obrigado.

  4. Uma dúvida cruel, quem sabe alguém possa me ajudar. Vou para os EUA daqui uns dias e ainda não sei se levo dinheiro em reais ou já em dólares, alguém sabe me dar uma opinião? Obrigada

  5. Oi Lívia , adorei o Blog , estou indo para a Itália na semana que vem , já tinha uns dólares guardados .Vc acha que devo trocá-los aqui no Brasil, ou deixo pra trocar lá ??? Qual é mais vantajoso pra mim???
    Obrigada
    Soraya

    1. Oi Soraya!
      Que bom que gostou do blog 🙂
      Recomendo que faça o cálculo como indicado no post! Veja quanto está a troca do dolar pro euro na Italia (na cidade onde você vai chegar) e calcule se vale a pena!
      Beijos e ótima viagem!

  6. Pingback: Como lidar com a alta do dólar? Dicas de um trader viajante

  7. Pingback: Alta do dólar: perguntas respondidas por economista viajante

  8. Bom dia Livia, estou indo mes que vem para cancun, e a cotação do dolar aqui no Brasil esta 4,20. Pelos calculos esta valendo a pena trocar os reais por dolar ou pesos no mexico. Meu receio e duvida é se no aeroporto da cidade do mexico há casas de cambio que aceitem o Real.

  9. Obrigado Livia! Ficarei 5h esperando no aeroporto a troca de aeronave, voce sabe me dizer qual a casa de cambio aceita e onde posso ver a cotação?

    1. eu fui ao méxico em abril do ano passado, fiz escala no aeroporto da cidade do méxico, no tempo entre conexões nós saímos da área de embarque e fomos nas casas de câmbio que tem no saguão. São várias pequenas casas de câmbio uma ao lado da outra, e outras no andar de baixo, umas 3 ou 4 aceitavam reais, vimos a melhor cotação entre elas e trocamos. Posso dizer que foi a melhor coisa que fizemos, se tivesse certeza que conseguiria mesmo trocar o real teria levado mais. A taxa é bem melhor do que comprando a moeda mexicana aqui no Brasil, claro. Importante levar notas novas, eles não vão aceitar novas muito usadas, trocamos até os trocadinhos que tínhamos na carteira.
      no aeroporto de cancun não tem casa de câmbio que troca reais, pelo menos não vi na época. abraços

  10. Muito obrigado Clara! e dolares, voce levou muito? ou consegue utilizar os pesos na maioria dos lugares? Os passeios sao sempre em dolar pelo que vi, mas alimentaçao e transporte?

    Abraço

  11. Matheus, acredito que você poderá pagar em pesos em quase todos os lugares! Em alimentação e transporte, inclusive, provavelmente os melhores lugares só aceitam pesos (ou uma taxa de conversão do dólar muito ruim)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *