Eu já tinha ouvido falar que era possível fazer piquenique nos jardins do Museu Casa Kubitschek na Lagoa da Pampulha, mas não conhecia ninguém que já tivesse feito e não sabia como funcionava. Então, quando minha família sugeriu que fizéssemos um piquenique no Dia das Mães, sugeri a Casa para conhecermos o espaço. E, olha, já virou um dos nossos favoritos para piqueniques! Aqui em casa a gente ama fazer esse tipo de programa 🙂
O Museu Casa Kubitschek foi montado na casa projetada por Oscar Niemeyer para Juscelino na época que foi prefeito – não é um edifício público, foi financiado pelas contas pessoais do Jussa – para ser uma casa de campo à beira da novíssima Lagoa da Pampulha. Fora essa casa particular, Niemeyer projetou também edifícios públicos: o Cassino (hoje Museu de Arte da Pampulha), a Igreja da Pampulha (que tem belos painéis de azulejo pintados por Portinari), a Casa do Baile (que hoje também é museu e é o meu espaço preferido no complexo) e o Iate Tênis Clube.
Vista da sala da Casa Kubitschek pra Lagoa da Pampulha
Juscelino foi dono da casa por pouco tempo: depois de alguns anos, vendeu-a para a família Guerra, que foi a principal ocupante por várias décadas até que a vendeu pra prefeitura, que realizou sua restauração e abriu o museu em 2013. Os móveis em exposição no museu são os que a família Guerra usou ao longo de todos esses anos (alguns não foram restaurados, estão bem caindo aos pedaços). Ainda falta restaurar a casa de frente pra piscina, no fundo do terreno, mal posso esperar para abrirem pra ir lá visitar! Ainda que falte esse toque final, a casa já está super preparada para receber visitantes – e a entrada é gratuita!
Mamãe e suas filhas no piquenique <3
Os jardins nos fundos da casa, entre a casa principal e a piscina, são o espaço destinado a piqueniques. Eles oferecem esteiras de palha e sacos de lixo para ajudar na organização do evento. A principal limitação é o número de pessoas: são no máximo 15 convidados – ideal mesmo para um piquenique de Dia das Mães ou outra comemoração íntima. Também é importante ressaltar que não é permitido levar bebidas alcoólicas nem entrar na Casa Kubitschek com comida. Uma vantagem é que vira uma festa particular: só pode um grupo por vez! E olha que ótimo: é gratuito!
Para fazer o seu piquenique, basta mandar um email para a administração do museu e marcar a data ck.fmc@pbh.gov.br
Além de termos o espaço do jardim só pra gente, o monitor de plantão no museu também fez uma visita guiada no final do piquenique.
Corredor da casa, ao fundo está a parte superior da sala e no primeiro plano, Juscelino jovenzinho. Fiquei apaixonada por essa parede com tijolos de vidro, que permitem a entrada de muita luz sem perder a privacidade!
Gravei uma série de snaps (usando o snapchat. Me segue lá: eusouatoa) mostrando como foi o piquenique e o tour pela casa que fizemos depois da comilança. Baixei tudo e subi no youtube, espero que gostem!
Bom, é isso! Espero que esse post inspire muita gente a ir conhecer a Casa Kubitschek e a fazer piqueniques em seu lindo jardim!
Fiquem agora com o funk que não sai da minha cabeça desde que comecei a escrever esse post: