Cruzar a fronteira da Tailândia ao Laos é mais simples do que os rumores que circulam entre os viajantes fazem parecer.
Ouvi histórias surreais, como a de que existem fronteiras onde espertinhos montam um posto de imigração falso na frente do verdadeiro e fazem a galera pagar duas vezes a taxa do visto (que de verdade é 30 dólares para brasileiros, 1 dólar extra se for domingo, sábado, dia santo, depois do meio dia ou qualquer outra coisa…).
Mas a verdade é que no ponto da fronteira que cruzei não tive nenhum problema real além de ter que lidar com o mau humor de um grupo impaciente de turistas italianos. Bom isso e com a bagunça do próprio (e real) posto de imigração do Laos em Huay Xai, no norte – não existem filas para conseguir o visto e os turistas se aglomeram em frente a uma janelinha onde os passaportes e dólares são manuseados em um caos de mãos, papéis, fotos 3×4 e explicações sobre o porquê da taxa extra de um dólar, que não está especificada na tabela.
De Huay Xai, fiz uma viagem de dois dias pelo rio Mekong até a tão esperada Luang Prabang.
É uma viagem agradável, sujeita a diversas paradas em vilarejos ao longo do rio para pegar novos passageiros. E lindas paisagens.
Eu vi grupos de búfalos selvagens pastando, monges se banhando no rio, incontáveis crianças brincando em suas margens, gente andando de barco a motor usando capacete de moto, o nascer e o pôr do sol vermelho por causa da fumaça das queimadas provocadas pelos agricultores.
No meio do caminho, é preciso dormir em Pakbeng, uma cidade de três ruas que enche de gente às 18h, quando chegam os barcos, e esvazia às 10h da manhã, quando eles partem em direção a Luang Prabang.
O segundo dia de viagem é mais longo que o primeiro, mas a chegada no centro de Luang Prabang, à tempo de escolher um hostel e jantar no mercado noturno, me fez ter certeza de que este é o melhor jeito de fazer o trajeto.
Mais tarde, ao averiguar o quanto as estradas no Laos são horríveis, abençoei mais uma vez a escolha!
Pingback: Por que viajar para o Laos? Convença-se aqui
Pingback: A fronteira entre Tailandia e Laos mudou muito em 3 anos!