Quando você planeja viajar para diversos países, além de checar quais deles precisam de visto, é preciso olhar com muita atenção quais os requerimentos de saúde para entrar em cada um deles, como as vacinas obrigatórias para viajar.
Da lista de países por onde passarei, a única vacina OBRIGATÓRIA é a de febre amarela – é preciso tirar um certificado internacional, emitido gratuitamente pela ANVISA em alguns aeroportos e portos brasileiros, além de alguns postos em outros locais. Neste link tem tudo explicadinho.
Acontece que, além do certificado obrigatório, existem diversas vacinas que você pode tomar para evitar doenças bem chatas durante a viagem. Pólio, febre tifóide, hepatite A e B, raiva, cachumba… Algumas doenças já estão erradicadas no Brasil, mas são bem comuns em lugares como Índia e Quênia. E aí? Como lidar?
Em São Paulo, o Hospital das Clínicas tem o Ambulatório do Viajante, onde médicos especializados sentam com você, te dão as vacinas que você vai precisar, passam receitas de remédios para diarreia bacteriana (como a minha viagem será longa, me deram logo receita pra três tratamentos. Espero não precisar nem de uma!), orientam quanto à marca mais eficiente de repelente de insetos, como tratar águas suspeitas, etc etc etc. E tudo de graça!
Na capital paulista também existe o Instituto Emílio Ribas, especializado em medicina do viajante, mas eles estavam sem médico para dar consultas (mas se você aparecer dizendo quais vacinas precisa tomar, eles te dão – gratuitamente).
O certificado internacional contra febre amarela também é emitido nesses dois ambulatórios.
Seguindo as orientações do Ambulatório do Viajante, eu ainda tive que tomar duas vacinas em uma clínica paga: Hepatite A (que não é fornecida pelo SUS) e Febre Tifóide (em falta no SUS). R$280,00 as duas juntas, ui.
Ainda tenho que voltar no HC para tomar a última dose da vacina de raiva (são 3 doses antes de você ser eventualmente picado por um animal e 2 depois, se acontecer…) e uma de Hepatite B.
Anote aí
Endereço: Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Prédio dos Ambulatórios – 4o andar – sala 8 – (11) 3069-6392 / 2661-6392 – basta chegar lá às 8h30 da manhã
Se você mora fora de São Paulo, procure o hospital público da sua cidade e se informe!
Na falta de uma clínica, a ANVISA tem diversas orientações no site.
No site da Sociedade Internacional de Medicina do Viajante http://www.istm.org existem orientações de clínicas para viajantes em diversas partes do mundo. Também é uma boa anotar as clínicas em locais por onde você vai passar, pro caso de você ficar doente. O bom de ir numa clínica de viajantes é que eles geralmente falam inglês e estão acostumados com as doenças que os gringos geralmente têm quando visitam o país.
MENÇÃO HONROSA pra foto de Doctor Who. Sem mais.
E eu espero imensamente que você não precise dos tratamentos pra diarreia, hahahahaha!
Bjs!
hahahaha eu também espero!
A imagem do Dr Who eu pus pensando em vcs, Whovians <3
adorei! mas em BH não tem, né?
acho que não, Bela… mas acho que vale ligar na UFMG e ver se o HC faz. Quem sabe?
sim, sim. não tenho nenhuma viagem em vista, mas quando precisar vou olhar isso, sim. beijo!
Detalhe: com 3 diarréias amiga, vou te contar. Vai voltar… http://www.youtube.com/watch?v=I-FmXWnCnqs
Não tomei a vacina contra raiva. Espero que nenhuma vaca – ou coisa pior – me morda. hehehe
Mas uma das coisas mais ridículas da minha vida foi ter que tomar a vacina contra Polio (a da gotinha) novamente, aos 25 anos de idade. Imagina a cena: 3 crianças e eu, todos aguardando pela vacina. Divertido.
hahaha Rafa, nao se preocupe: a da raiva eu tomei só pra “adiantar” vacinas caso alguma vaca (ou outro bicho) me morda. Se acontecer com vc, vc só vai ter que tomar mais picadas… de boas.
Tb tomei a gotinha, rs. Mas ela era VERMELHA! A sua tb? Ou será alguma coisa paulista?
Pingback: nhatinha.com | uma menina baiana » Blog Archive » preparativos
Pingback: Vai viajar? Veja o que levar no kit de primeiros socorros
Pingback: Febre Amarela certificado de vacinação para viajar