Intercâmbio de Sabores – uma viagem pelos aromas – parte I

A Gabi Mallaco me  enviou dois temperos, então este Intercâmbio de Sabores vai gerar dois posts…

Primeiramente, testei o Sweet Rub, que contém canela, cravo, açúcar de baunilha e… pimenta da jamaica!

Queria testar a minha receita de bolo invertido de ameixas com bananas e sem ter que desenformar. Aí lembrei dos bolos de banana lá de casa quando eu era pequena e adaptei a receita 🙂

Achei que, no fim das contas, o cravo foi o que puxou o sabor do Sweet Rub, mas a pimenta equilibrou e deu um frescor na mistura…

Bom, vamos à receita:

Bolo de banana com sweet rub

O que leva?

120 gramas de manteiga

1 xícara de açucar mascavo

3 bananas maduras cortadas em fatias na transversal (“de comprido”)

1 ovo grande

meia xícara de iogurte sem sabor

1 xícara de farinha

meia colher de chá de bicabornato de sódio

um quarto de colher de chá de sal

1 colher de chá e meia de especiarias (pó de canela, gengibre, noz moscada, cravo… Usei o Sweet Rub, da Gabi, que tem pimenta – receita aqui)

um terço de xícara de castanhas picadas (usei castanha de cajú, metade dela em pó, metade em pedacinhos pequenos pra dar uma crocância)

Como fazer?

Pré-aqueça o forno a 165 graus Celsius e coloque 45 gramas de manteiga em uma forma redonda de mais ou menos 20 centímetros. Coloque a forma com a manteiga nesse forno que está se aquecendo. Retire a forma quando a manteiga estiver derretida.

Em uma vasilha grande, misture a manteiga restante, o ovo e meia xícara de açúcar. Bata com o iogurte.

Adicione os ingredientes secos (previamente misturados). Não bata! Apenas misture.

Espalhe a massa do bolo sobre a forma untada de manteiga. Por cima, posicione as fatias de banana e salpique meia xícara de açúcar mascavo. Asse no forno já aquecido e retire a torta de lá quando descolar das laterais (de 40 a 50 minutos depois).

O aspecto do bolo é bem “caseiro”. Bom, pelo menos me lembra muito os bolos de banana que perfumavam as tardes de férias da minha infância.

Usei uma forma para duas xícaras de farinha de trigo, então o bolo ficou baixinho. Se quiser mais massa que banana, use uma forma pequena (afinal, a receita só contém uma xícara de farinha de trigo) ou simplesmente dobre os ingredientes. Sério, não faz duas horas que o bolo saiu do forno e já está pela metade. Moro com mais duas pessoas.

Bon appetit! (Julia Child style)

2 comentários em “Intercâmbio de Sabores – uma viagem pelos aromas – parte I”

  1. Pingback: Tweets that mention Intercâmbio de Sabores – uma viagem pelos aromas – parte I « jeitinho meio blasè -- Topsy.com

  2. Pingback: Muffins de manjericão com tomate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima