Scones – um programa pra chuva de domingo

São Paulo é essa cidade da chuva eterna – foi a primeira coisa que aprendi quando mudei pra cá há pouco mais de um ano. Mas foi só agora, esta semana, que consegui eleger meu programa predileto para esse climinha feio num domingo de saco cheio: scones + geléia + música + preguicinha.

Os scones são biscoitos bem bem bem bem secos, mas ainda sim macios e saborosos. Não são muito doces, o que os torna ideais para o café da manhã daqueles dias chuvosos que que acordamos tarde, tem tempo de sobra mas está com preguiça. A sugestão é acompanhá-los com requeijão, manteiga, mel, doce de leite ou geléia. Hmmmm!

A foto ficou HORRÍVEL. Vou colocar ela pequenininha aqui só pra constar, mas prometo que faço de novo e fotografo direito… estava de noite, a cozinha tem uma luz feia e minha câmera é… um desastre. Perdoem.

Pra compensar a foto, aí vai a trilha sonora da receita 🙂

Adaptei uma receita do Mark Bittman, colunista do NY Times. Aqui tem um vídeo dele fazendo os biscoitos, daquele jeito especial todo dele.

Bom, à receita:

Scones amendoados – de 12 a 15 biscoitos

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher de chá  sal

2 colheres de chá de fermento químico em pó

3 colheres de sopa de açúcar

80 gramas de manteiga gelada cortada em pedacinhos

1 ovo

De 1/2 a 3/4 de xícara de creme de leite fresco + um pouco para pincelar sobre os scones antes de assar

1 colher de chá de essência de amêndoas

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno para os 240° C (temperatura média).

Mescle os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e açúcar) e peneire.  Adicione a manteiga e misture-a à massa com os dedos ou com um garfo até que fique com uma textura de milharina (não é pra juntar a massa por igual!).

Adicione o ovo, a essência e também o creme de leite (o suficiente para uma massa médio grudenta. Firme, mas que ainda agarra nas mãos. Se ficar mole demais, adicione farinha até achar a consistência).

Forme bolinhas achatadas com a massa (os scones crescem pouco para os lados) ou corte com um cortador grande de biscoitos. Se quiser scones altos para rechear, faça biscoitos mais altos (dã). Eu usei a medida de uma colher de sopa por biscoito, porque prefiro eles pequenos…

Posicione os biscoitos em uma assadeira untada de manteiga e enfarinhada – ou cubra-a com uma folha de papel manteiga. Espalhe um pouco de creme de leite sobre cada scone e salpique um pouco de açúcar em cada um.

Asse por cerca de 15 a 20 minutos – ou até começarem a dourar.

ATACAR! Eles são melhores quentes, mas comi as sobras na manhã de hoje e ainda estavam bem bons.

Gente, parece que demora, mas é uma receita muito rápida!

Usei essência de amêndoas, mas dá pra usar qualquer uma que seja do seu gosto – ou nenhuma.

O segredo é não mexer demais na massa, para evitar que se forme a rede de glúten (tão importante no macarrão, é ela que fará o biscoito ficar massudo, se você errar a mão). Se você não tem um processador (meu caso), na hora de misturar a manteiga, use um garfo e os dedos – e não se preocupe se a massa não ficar uniforme! Está tudo bem!

Um beijo e boa semana a todos.

2 comentários em “Scones – um programa pra chuva de domingo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima