cupcakes de framboesa com cobertura de chá verde

Sou contra cozinhar triste e com raiva, porque toda essa frustração passa para a comida (sério, já cansei de queimar brigadeiro, murchar bolo e desandar creme quando não estava bem emocionalmente). Mas eu também acredito em cozinho-terapia: quando a gente está meio mal e arranja uma boa desculpa para entrar na cozinha e colocar muito amor na comida (e na vida)!

Hoje foi bem assim: domingo frio, parado, meio deprê… aí lembrei que tinha aniversário da  e resolvi que ia testar uma receita de cupcakes de framboesa pra dar de presente pra ela.

Não é que deu certo? Enchi a cozinha de alegria, fiz cupcakes fresquinhos com cobertura de chá verde e fui toda serelepe comemorar o aniversário da minha amiga.

Aqui vai a receita. Apesar de ser uma combinação fresquinha, vale a pena tentar mesmo com o frio que está fazendo! Essa história de que bolo quente faz mal é só mentirinha de avó, hihihi.

Ingredientes:

100g manteiga sem sal

1 xícara de açúcar

2 ovos

1 1/2 colheres de sopa de leite

zeste de meia laranja

50g de farinha de amêndoas (1/4 de xícara)

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento em pó

1/2 xícara de framboesas picadas (usei fruta congelada)

Modo de fazer:

Junte manteiga e açúcar até formar um creme mais claro. Adicione os ovos e bata bem. Junte o zeste de laranja.

Incorpore com cuidado as farinhas de amêndoas e de trigo, adicione o fermento e, por último, as framboesas picadas.

Asse em forno médio (200 graus C) por cerca de 30 minutos.

Rendimento: 10 cupcakes.

Para a cobertura de brigadeiro de chá verde

Meia colherde sopa de Matchá (chá verde em pó – encontrado em lojas orientais), uma lata de leite condensado e uma colher de sopa de manteiga.

Em fogo brando, brandíssimo, misture os três ingredientes até levantar fervura. A consistência do brigadeiro aumenta quando ele esfria, então é melhor não deixar ele ferver demais, ou o brigadeiro vai ficar muito duro e impossível de comer elegantemente.

Espere os cupcakes esfriarem um pouco, faça um pequeno buraco no meio deles com o auxílio de uma faca de serra pequena (essas de mesa mesmo) e preencha-o com brigadeiro. Se você tiver a manha, use um saco de confeiteiro para fazer uma cobertura bonitinha. Como eu ainda não tenho, fiz assim, só rebuscadinho em cima dos cupcakes.

O chá verde dá um toque de não-sei-o-quê muito especial nos cupcakes. A primeira olhada é de aversão a uma coisa verde na comida doce, mas depois da primeira mordida… hmmm!

Caso você tenha uma pessoa muito difícil em casa ou não consiga achar o matchá, vale tentar uma cobertura de laranja, chocolate preto ou branco.

4 comentários em “cupcakes de framboesa com cobertura de chá verde”

  1. Li, Valeu pelos cupcakes nêga! Quanto ao Matchá. Se comprar um saco de erva de chá verde e triturar ( liquidificador ou processador) acho que funciona, pois já fiz isso com outros chás.

    Beijo, beijo!

    1. 🙂 foi um prazer imenso!
      Eu não sei quanto a fazer matchá. Quando triturar, o pozinho que fica em suspensão é o matchá, porque ele é fininho DEMAIS! Mas talvezs funcione com a ervinha um pouco maior… O gosto deve rolar, mas também deve ficar uma texturinha
      Bom, é testar pra ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima