A verdadeira comida chinesa

Sabe o cardápio do China in Box? Aquele restaurante chinês true no bairro Liberdade em São Paulo?

Nem um nem outro me preparou para o soco na cara que é a comida chinesa de Hong Kong e Macau. As duas regiões ficam na parte cantonesa do país e nada, NADA do que eu conhecida como comida chinesa se aplica aqui.

Talvez a comida sino-brasileira seja baseada em outras regiões da China, sei lá. Talvez esteja tudo mesmo muito adaptado outro nosso paladar.

Conheça abaixo alguns dos pratos que provei do outro lado do mundo!

image

Dim sum
De longe os pratos que mais gostei aqui. Leia este post. Mesmo assim, eles parecem alienígenas ao nosso paladar: doce com salgado, camarão no vapor, carne de porco com um tempero não identificável.

image

Pé de galinha cozido
Aham, isso mesmo. Foi o mais outro que cheguei de um “prato exótico”. Ignorei intestinos de porco, peixe desidratado e coisas que cheiravam demais, mas encarei os pés de galinha (com sopa de macarrão). Eles são molengas e pele pura, mas não são ruins. A pior parte é ter que olhar pra eles, cuidar os dedos e cuspir fora os ossinhos. Ou seja: pior que o sabor é o processo de colocar eles pra dentro.

image

Sopas de macarrão
Elas vêm em todos os tamanhos, com tudo o que der pra colocar dentro. Gyozas, cogumelos, carnes, vegetais, algas, etc. É preciso ficar atento para não pedir nada que você não gosta dentro (tipo vísceras). O chato é comer isso sempre! É difícil achar não-sopas em Hong Kong… Bom tem o McDonalds, mas isso não conta.

image

Congee
É um mingau de arroz salgado de sabor bem suave. Curti, é bom para amenizar os temperos fortes das sopas. Esse meu veio com gengibre e alguma carne não identificada. Temperei com molho de soja e pronto!

image

Comidas de rua
Muita fritura, tipo almôndegas de carne, siri, peixe, vísceras, quiabo, beringela… esse da foto é um shao mai, como o que comi no restaurante de dim sum, mas esse era muito ruim! Hahaha

Enfim, estas foram as comidas que provei… Estou bem feliz de sair da China, porque não curti muito!

8 comentários em “A verdadeira comida chinesa”

  1. gata, também não sei que que rolou, porque eu a-mei a comida da china. amei, só te falo isso. e também comi coisas LINDAS em shenzhen, que é a cidade de fato chinesa que fica do lado de hong kong e macau. então não acredito que seja um problema da região não. vai mais da nossa ignorância mesmo, má sorte e falta de costume com o tempero. depois de três dias eu já sentia ânsia de vômito toda vez que sentia aquele cheiro bem característico de ‘comida chinesa à frente!’. é claro que tem coisa estranha, mas não me surpreendi com os ovos no vapor, e sim com o que eles chamavam de carne de boi. o tal do ‘beef’ deles é uma carne de boi processada, velha, com um gosto terrível! mas admiro sua perseverança, porque passei dois dias sozinha com minha mãe em shanghai e só conseguia comer no mc donalds e no starbucks. 😀

  2. Isso aí, tem mais é que conhecer a gastronomia local. conheço gente que viaja o mundo todo e só conhece McDonalds, e as diferenças deles em cada país, além de péssimo para a saúde, se perde uma das culturas mais importantes de qualquer lugar: a gastronomia.

    E a muralha da China? é turístico, mas imagino qu é algo fenomenal… e tenho amigas que moraram/moram na China, fizeram viagens incríveis pelo interior, mas imagino que o choque cultural seja grande e é um país que precisa de muito tempo para conhecê-lo e aprecia-lo

  3. Pingback: Amigas soltas na China! Uma viagem rápida ao outro lado do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima