Pergunta do leitor: “Dá pra visitar o Mianmar (Birmânia) em 5 dias?”

Luiz Oliveira, leitor do blog, perguntou:

 

“Quero passar uns dias em Myanmar. Pensei em fazer Bagan, Mandalay, Yangon… e Inle Lake. Voce acha que em 5 dias da pra fazer tudo isso? É facil ir de um lugar para outro?”

 

Resposta: Olha, Luiz, até dá, mas não tem como repensar esse tempo?

 

Durante os anos mais duros da ditadura no Mianmar, turistas só conseguiam vistos de 5 dias para visitar o país. Isso fazia com que eles corressem pelos lugares “mais importantes” (Yangon, Mandalay, Bagan e Lago Inle) no que eu imagino que fosse uma maratona sem direito a dormir.

 

Ainda que seja possível, olha, não recomendo. O país é bem grandinho (maior do que Minas Gerais!) e os deslocamentos são difíceis. As estradas até que são boas em muitos trechos, mas os ônibus variam bastante em conforto e sempre tem uma televisão passando uma programação im-per-dí-vel de karaokê (sim, até no meio da noite).

 

Fora que as oportunidades legais de interagir com os birmaneses, como conversar com os monges que ilustram essa foto, ficam reduzidas ao mínimo quando se tem um cronograma apertado.

 

Se você quer mesmo fazer o passeio em 5 dias, o único jeito de ter uma viagem mais ou menos agradável nesse curto período de tempo é voando para os lugares mais turísticos (citados acima). Recomendo que você compre suas passagens com as duas companhias que não estão diretamente ligadas com o governo do Mianmar (leia porque): www.airmandalay.com e www.yangonair.com.

 

Além de ter que voar, você também vai precisar contratar vários tours que vão “otimizar” o seu passeio. Se o Mianmar já é bem caro se comparado aos outros vizinhos, com esses extras, vai ficar bem mais!

 

Ainda sim, vale a pena, pois é um país e um povo fascinante.

 

Se você quiser conferir de qualé dos birmaneses (5 dias só dá tempo de dar uma olhadinha), prepare-se dormindo muito antes, vista sapatos e roupas confortáveis e boa sorte!

 

Orientações para tirar visto no Brasil: Embaixada do Mianmar em Brasília (cuidado, o site toca uma música ao abrir!)

 

>> Mande sua pergunta sobre viagens pelos comentários no blog ou por este formulário! As mais interessantes vão virar post 🙂

 

Reserve seus hoteis no Mianmar

É bom ter pelo menos o hotel da chegada e da saída já garantidos na sua viagem para o Mianmar. Consulte aqui e reserve as melhores possibilidades para você!

 

4 pensamentos sobre “Pergunta do leitor: “Dá pra visitar o Mianmar (Birmânia) em 5 dias?””

  1. Lívia;
    Pretendo ir até Myanmar no início do próximo ano mas terei poucos dias disponíveis, pensei em passar um dia em Yangon e depois 2 dias em Bagan, no retorno fiquei em dúvida entre retornar até Yangon para pegar o vôo até Bangkok ou seguir até Mandalay para lá passar 1 dia e então segu9ir até Bangkok? Você acha viável esta saída via Mandalay? É fácil chegar lá com transporte terrestre? No caso de incluir Inle Lake quantos dias adicionais seriam necessários? Obrigado!

    1. Oi Cilnei, tudo bem?
      É como eu falei no post: o país tem o transporte bem precário e lento!
      E não dá pra voar pra fora do país por Mandalay – entradas e saídas devem ser feitas por Yangon.
      Sendo assim, eu voltaria pra Yangon mesmo e tentaria ver outras coisas da cidade: os mercados, a Swedagon Pagoda, comidas, etc. Para incluir Inle Lake, acho que precisa de uns 3 dias mínimo, se você fosse sair de Bagan e fosse direto pra lá (um dia de viagem) + 2 dias no lago + 1 dia de volta a Yangon + dia de pegar o voo.
      Abraços!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *