Leiteria Ita Lanches serve PF gostoso, barato e tradicional em São Paulo

fachada Ita Lanches

Este feriado, Marina e Sofia, duas das minhas irmãs (tenho 3! <3 ) vieram a São Paulo me visitar. Uma ótima oportunidade de explorar um lugar novo e contar para vocês aqui no blog! O namorado da Marina, Bernardo, sugeriu uma lanchonete que não conhecia, localizada no centrão: Leiteria ita Lanches.

O lugar fica bem perto do Largo do Paissandú, da Galeria do Rock, do Vale do Anhangabaú e da Praça da República, ou seja: uma parada para almoço perfeita para quem estiver passeando pelo centro de São Paulo!

Leiteria Ita Lanches: um lugar barato, gostoso, divertido e histórico.

A Ita abriu em 1953 e conserva sua estrutura antiga (e azulejos muito simpáticos) até hoje. Ela está organizada para servir PF (prato feito) de um jeito bem fast food: comendo no balcão. Hoje o restaurante serve mais de 500 refeições para o almoço (e um pouco menos para o jantar) e abre de 11h30 às 20h.

atendimento Ita Lanches

A Rua do Boticário é na verdade uma viela, bem estreita, que nasce no Largo do Paissandú e corta a Avenida Ipiranga. Quando viramos nela para chegar ao restaurante, pensei “esse endereço deve estar errado” – mas não estava! Encontre um banquinho vago, sente-se e prepare olhos, ouvidos, narinas e boca para a experiência que está por vir.

Não importa se você chega lá sozinho ou em grupo: todos se sentam nos bancos altos, recebem um pão para comer com molho de alho (delícia!), azeite português, vinagre e sal, e fazem seu pedido a um dos simpáticos senhores que correm de um lado para o outro com pratos e mais pratos cheios de comida fumegante.

balcão de atendimento Ita Lanches

As opções eram tantas que já montei diversos pedidos para as próximas vezes que eu voltar! Quero experimentar a canja, o bacalhau ao forno, o bife à cavalo e, é claro, a feijoada da quarta-feira.

Os pratos do dia seguem o cardápio tradicional de São Paulo: segunda tem virado à paulista, terça tem dobradinha, quarta é dia de feijoada completa, quinta tem rabada e sexta é servido o tradicional bacalhau ao forno da casa. Para os fortes, meus caros.

lombinho Ita Lanches

O cardápio está exposto em murais nas paredes, a cozinha fica lá no fundo e um longo balcão serpenteia todo o salão. Arquitetura certeira para agilizar o serviço e também facilitar a conversa entre os comensais e os atendentes do restaurante.

Deixe a cara amarrada do lado de fora da rua, ok?

Pedimos duas jarras de suco natural (7 reais cada!) e comemos nossos pãezinhos enquanto escolhíamos o que íamos pedir. Fui de lombinho de porco grelhado com arroz, feijão, farofa e batata frita. Achei que faltou uma pimentinha para completar o tempero, mas foi só pedir ao Seu Didi (um dos atendentes) que veio um pote de pimenta radioativamente picante para eu me esbaldar.

pratos Ita Lanches

Comi até começar a respirar fundo para ver se cabia o resto do meu prato no meu estômago – e quando olhei para o lado, vi que minhas irmãs, cunhado e outros companheiros de balcão estavam fazendo o mesmo. É um PF de fartura, minha gente!

A milanesa com fritas, pedido da Sofia (terceira da fila na foto acima) pode ser dividida facilmente entre duas pessoas, porque vem um bife enorme!

Deixei um pouco de arroz no prato com arrependimento. Queria conseguir comer até o final! Mas é que ainda queria abrir um espaço na barriga para um creme de abacate de sobremesa – ele tinha gosto de infância, do creme que meu pai preparava em casa pela manhã quando era época de abacate.

O pudim da Ita também é muito famoso, mas, às 14h, ele já tinha acabado. Vou ter que voltar lá, hehehe.

creme de abacate Ita Lanches

Quando eu achava que as boas surpresas estavam no fim, pedi a conta e Seu Didi sacou um lápis do bolso.

Nada de papel, gente: eles escrevem os valores dos pedidos direto no mármore do balcão, fazem a conta de cabeça e já trazem a maquininha de cartão para você pagar (aceitam inclusive VR). Depois é só passar um paninho que o balcão está pronto para o próximo ser humano faminto que chegar.

A conta toda dividida entre os quatro deu R$14,25 para cada, incluindo suco e sobremesa para todos. Sim, além de tudo, é um lugar baratinho, para ir no fim do mês 🙂

conta Ita Lanches

Leiteria Ita Lanches   

Rua do Boticário, 31, centro de São Paulo. Tel: 11 3223-3845

Abre de segunda a sábado, de 11h30 às 20h

Mais barato: sopa do dia – 5 reais

Mais caro: contra filé à moda da casa – 28 reais

1 pensamento sobre “Leiteria Ita Lanches serve PF gostoso, barato e tradicional em São Paulo”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *