O melhor lugar para converter dólares a pesos mexicanos

Já contei no blog que é melhor levar dólares americanos do que pesos mexicanos para o México, né?

 

Pois bem, uma vez com seus dólares no país, acredite se quiser, contrariando experiências anteriores, o melhor lugar para converter dólares a pesos mexicanos é…: o aeroporto!

 

Mas não em qualquer casa de câmbios, hein? Tem que procurar bem.

Ao sair do Terminal 1 do Aeroporto Internacional da Cidade do México – Benito Juárez, há diversas casa de câmbio. Aí a regra ainda vale: quanto mais na frente e mais acessível for a casa de câmbio, pior é o valor da conversão. Mas siga andando até a Puerta 8, à direita de quem sai do terminal. Ali há uma escada rolante que leva ao segundo andar do aeroporto e à casa de câmbio do banco IXE e que tem, geralmente, a melhor taxa de câmbio para converter dólares a pesos.

 

Quando cheguei, cada dólar valia 13,30 pesos, valor mais próximo da taxa oficial de 13,50 (veja bem, nenhum lugar vai te vender pesos pela taxa oficial).

 

Esse bom negócio tem um porém: é mais chatinho trocar os dólares a pesos do que nas outras casas, onde basta entregar as moedas do Tio Sam pra receber as da Frida. Para não-correntistas do IXE, o que imagino que seja o caso de todos os turistas rs, é preciso ir primeiro até uma salinha atrás dos guichês de câmbio com uma fotocópia do seu passaporte, para que eles façam seu cadastro. Depois disso, a atendente te indica um caixa para você trocar seus dólares a pesos mexicanos. E não, eles não tiram cópia do seu passaporte lá, ainda que tenham uma máquina de xerox lá dentro. Me disseram que estava estragada, quando for lá de novo vou tentar averiguar se voltou a funcionar.

 

No aeroporto, a fotocópia custa 5 pesos (+- 1 real) em um quiosque longe da lojinha do banco IXE. Então, se puder, faça uma cópia do seu passaporte antes de sair do Brasil (ou de outro país) para economizar tempo de aeroporto e dinheiro.

 

A casa de câmbio do IXE abre às 5h da manhã e fecha às 6h da tarde.

 

“Mas Lívia, e se eu for ao banco IXE em outros lugares na Cidade do México?”

 

Passei por algumas para investigar e percebi que elas operam com câmbio pior, ainda que seja o mesmo banco! No dia seguinte à minha chegada, o dólar valia 12,90 pesos numa casa de câmbio da IXE no bairro Roma Norte. São poucos centavos, mas fazem a diferença quando você vai trocar 500, 1000 dólares.

 

Observem que essas taxas flutuam o tempo todo (menos no México onde o câmbio está mais estável), não custa investigar bem dentro do aeroporto mesmo antes de trocar todos os seus dólares a pesos.

 

Estratégia de ouro para planejar o orçamento da viagem para o México:

Primeiro, veja quanto está o valor oficial dos pesos mexicanos em relação ao dólar americano aqui. Também veja a cotação do real em relação ao peso mexicano para comparar.

Depois, confira os preços máximos para venda de dólar (de pesos a dólares) e de compra de dólar (de dólares a pesos, o que você quer quando chega no país) praticados no aeroporto neste link. O site é atualizado diariamente e mostra a pior perspectiva de câmbio que você vai encontrar no aeroporto. Não existe um site assim para o preço do real em relação ao peso mexicano, mas já vai dar pra ter noção de como estão as taxas cambiais do país.

 

Você vai ter, então, o melhor e o pior cenário de câmbio nas mãos. Aí, você pode decidir se vale mais a pena comprar dólares ou levar os seus reais em espécie para trocar. Quando chegar ao México, busque o lugar com melhor preço (taxa de compra de dólares ou reais mais alta).

 

Na volta a regra se inverte: busque a venda de dólares mais barata.

 

Hospede-se na Cidade do México

Opções na Roma/Condesa

Pra mim, o melhor bairro pra se hospedar: perto do metrô, do metrobus (BRT) e de diversos bares e restaurantes

Hostel 333 – o hostel onde trabalhei na Cidade do México. Excelente localização, preços baixos, festas no terraço.

Hostel Home – hostel parceiro do Hostel 333 – mais calmo e com excelente wifi, hehe.

Hostel Condesa

 

Opções no Centro Histórico:
Hostel Mundo Joven

Mexico City Hostel

Anys Hostal

 

Opções na Zona Rosa e Colónia Juarez

La Tercia

Hostel Inn Zona Rosa

Hotel Casa Gonzalez

41 pensamentos sobre “O melhor lugar para converter dólares a pesos mexicanos”

  1. Pingback: Moeda local, dolar ou euro? Como saber qual levar

  2. Livia parabéns pelo blog, post muito útil.
    Meu medo é se terei dificuldade para pagar passeios, compras e alimentação em Peso Mexicano, ou seja, se os lugares costumam cobrar em dólar e converter em MXN na hora. Porque ai dependendo da conversão que o lugar fizer eu vou perder dinheiro.

    Já vi por exemplo, que acessando o site do XCaret (parque em Cancun) com o domínio “.mxn”, como se eu fosse cidadão mexicano, o valor do parque acaba ficando R$66,90 mais barato do que comprando em dólar. Porque provavelmente o preço do parque não seja baseado no dólar, se tudo for assim, compensa mais levar em MXN. Sabe me confirmar isso?

    Obrigada.

    1. Oi Vanessa,
      Não conheço muito de Cancun, mas minha experiência é que sempre a moeda local compensa mais que uma moeda extrangeira! Geralmente as taxas de conversão praticadas nos lugares turísticos são piores que nas casas de câmbio.
      Abraços e boa viagem!

  3. Muito, muito obrigado pela dica. Cheguei à Cidade do México dia 25/01 e troquei os dólares que tinha levadopor pesos mexicanos no banco IXE. O dólar tava valendo 14,30. Valeu super a pena. Realmente o melhor lugar do aeroporto para trocar. Dia 02/02, quando estava voltando pra casa, o dólar estava ainda melhor, valendo 14,45. Em nenhum outro lugar achei um valor melhor. Quem for, pode confiar, realmente compensa levar dólar e trocar lá, do que trocar pesos aqui no Brasil.

  4. Boa tarde! minha viajem é um pouco diferente!

    vou para cancun! Mas minha passagem com o avião será pelo panamá!

    será que existe algo parecido la?

    Obrigado

  5. Lívia, td bem? Tenho uma dúvida: o dólar está muito, muitooooo alto e a perspectiva é apenas que aumente ainda mais, pergunto: ainda sim vc acha que não compensa levar pesos mexicanos? hoje cotei o dólar a R$ 3,15…. :/ obrigada

  6. Olá! vou para cancun dia 02MAI15

    vou voar pela COPA e minha conexão é no panamá!

    gostaria de saber se tem alguma dica e se é possível fazer como no seu post e ter vantagens no cambio no aeroporto do panamá!

    Muito obrigado

  7. livia! você acredita que será melhor eu trocar em cancun? Pois não passarei pela cidade do méxico!

    ou ir com pesos aqui do Brasil?

    Obrigado

    1. Acho que é preciso fazer as contas… em Cancun a cotação não é tão boa quanto na Cidade do México, mas acho que é melhor que comprar pesos no Brasil!! Faça as contas quando sua viagem chegar mais perto 🙂

  8. Lívia, tudo bem?! Indo do Rio de Janeiro para Guadalajara, vou ter escala na Cidade do México. Você acha que poderia levar reais e trocar por pesos no Aeroporto? Ao invés de trocar por dólares e depois por pesos… Sabe se alguma casa de câmbio lá troca real por peso?
    Beijos e obrigada!

      1. Oi Lívia!! Muito obrigada pelo retorno! 🙂

        Sem querer abusar rsrs É que nesse assunto ainda não tenho tanta experiência rs
        Você me indicaria algum local onde eu possa consultar as casas de câmbio lá ou o valor atual das cotações?
        Ou seria só mesmo indo com os reais e lá na hora verificando qual tem o melhor preço?

        Eu até li um post seu que indica o site dolarhoyenaeropuerto.. ele mostra a cotação em dólar, mas tem uma opção de Reais para Pesos. Será que esta cotação também é atual e se refere a compra e venda de reais no aeroporto (a média)?

        Obrigada!!! 🙂 bjo

  9. Ei Fernanda! Tem que ir com os reais… As casas de câmbio do aeroporto não são tão online assim e focam no valor do dólar, que é a moeda que mais vendem/compram.
    A cotação que tem no site é atualizada, sim, mas é o valor médio. Nas casas de câmbio ele com certeza varia.
    Nesse post eu falo mais sobre isso: https://eusouatoa.com/moeda-local-dolar-ou-euro/ (acho que você já leu, né?)
    Mas olha, não esquece de reler a última parte do post, hehehe No final das contas, depois de ponderar tudo, tem que tomar uma decisão e arriscar mesmo!
    Beijo!!

    1. Ahh sim Lívia!!! Mas vou ler de novo de qualquer maneira.. até mesmo pra fazer aqueles cálculos que vc orienta la!
      Muito obrigada pelo retorno!!! Beijoos

  10. Boa Tarde Lívia. Tira-me uma dúvida. O valor de 16.9 que mostra na casa de câmbio é o da compra do euro? Se for, com a disparada do dólar, tenho a impressão que levar euros está sendo uma opção melhor. É fácil fazer o câmbio do euro no México? Obrigada!

  11. Oi Livia, estou indo pro México a estudos e seu blog tem sido fantástico na minha preparação para a viagem! Parabéns.
    Eu to com uma dúvida que não to conseguindo descobrir, talvez você saiba. Eu vou chegar no aeroporto em plena semana santa (quinta de páscoa). Sabes se as casa de cambio estarão abertas nesse dia?
    Muito obrigada pela força!

  12. Olá Lívia boa noite, vou estar chegando no méxico 03 de maio15,,,,,,se levar 500 usd e o resto em real para trocar no Aeroporto por Pesos …os Parques, taxis, restaurantes aceitam pesos na hora de pagar …mesmo sendo Brasileiros? Duvida cruel…estou muito insegura

    1. Claro, Vera! O peso é a moeda oficial do país, tudo aqui corre em pesos! Se você tentar usar dólares, provavelmente vai pagar uma taxa de câmbio bem pior do que a praticada pelas casas de câmbio dos aeroportos!
      Abraços

  13. Olá, será que alguém por aqui foi por esses dias ao México e conferiu as taxas de câmbio? Saberia nos dizer o que está valendo mais, trocar dólares ou reais por pesos?
    Obrigada!

  14. Boa tarde Gente! To indo para Cancun dia 08/05 e estou levando somente dólares.
    Conforme lendo os posts da galera, o certo então seria trocar alguma coisa em pesos no próprio aeroporto na cidade do México mesmo né?
    Qual o lugar correto para eu trocar Livia? Abraços.

    1. oi Carlos! Se você for parar no aeroporto da Cidade do México, troque no aeroporto mesmo, no lugar que indiquei nesse post (não sem antes dar uma olhada por aí, claro, porque essas cotações mudam)!
      Em Cancun a cotação é bem pior pra nós, que chegamos com os dólares (experiência própria). Quando estive lá, o dólar oficial tava 15,90 pesos por cada dólar e nas casas de câmbio da Riviera Maya (Cancun e região) tava 14 pesos por dólar… quando muito, 14,50!

  15. Lívia, Tudo bem ?
    Seu blog é muito legal, tem me ajuda muito.
    Vou para o México dia 17/08…
    E tenho duvidas
    Se eu levar reais para trocar por pesos é melhor do que trocar reais por dólares aqui no brasil comprar peso no aeroporto do México ?
    Essa casa de cambio que você usou como exemplo, fica na área para conexões ?
    Vou para cidade de Monterrey, e só faço conexão na cidade do México.

  16. Pingback: Alta do dólar: perguntas respondidas por economista viajante

  17. Olá Lívia! Na troca da casa de cambio eles fazem aquele cartao travel card Na conversão (dólar por pesos) ? Para não sair com muito dinheiro do aeroporto..
    Beijo e obrigada!

  18. Oi Livia, levando em dólar para trocar em pesos, eles fazem o cartão estilo visa travel? Para não sair com o dinheiro na mão? Dúvida de 1ª viagem… hahah bjs

  19. Leticia Silva Castro

    Fui em março à cidade do México e essa casa de câmbio já não funciona mais. Ainda assim nesse setor do aeroporto foi onde encontrei as melhores taxas para câmbio.

    1. Jura que fechou? Vou verificar para atualizar o post, obrigada!
      Acho que essa área do aeroporto é melhor porque se localiza na área de embarque, onde geralmente os clientes costumam comprar dólares e não comprar pesos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *