Mercado de Sonora: tudo para o bruxo moderno mexicano

“Al mercado de Sonora no les conviene ir”, já alertou Nacho Vegas em sua canção “Mercado de Sonora (la zona sucia)”.

 

Essa foi a primeira referência que eu tive do mercado: um lugar para a bruxaria e feitiçaria mexicana que não era bem visto por todos.

Essa recomendação me fez querer conhecer o mercado logo!

Fui pra região de metrô (estação La Merced) e saí perguntando como chegar ao Mercado de Sonora. A primeira vendedora que abordei me disse que não conhecia o lugar. Disse isso como se falasse “eu conheço sim, mas não é lugar pra mim e você também não devia ir!” – a determinação pra achar esse mercado ficou ainda maior.

 

E não foi difícil: dois pedidos de informação depois, eu estava lá na porta. Do lado de fora, parece um mercado mexicano normal: um galpão coberto com espaço de estacionamento e barraquinhas do lado de dentro.

 

Ao entrar, fica evidente que o Mercado de Sonora não é como outros da capital mexicana.

 

Dei de cara com vários animais enjaulados.

 

Alguns estavam sendo vendidos para virarem animais de estimação, mas outros… quem compra bodes e galinhas pretas pra criar em casa? Suspeito que é tudo pra sacrifício de macumbas. Tinha também sapos mágicos – ??????????

 

mercado-de-sonora-bodes

 

Passei rápido por essa seção, que inclui a venda de aves raras e ovos de animais ameaçados de extinção – seriam reais ou mercadoria falsa? Não quis nem saber.

 

Cheguei à seção de ervas para chás, banhos e benzeções com poderes mágicos. Tinha de tudo para fazer mandingas.

 

 

mercado-de-sonora-mandingas

Os sabonetes são os meus preferidos!

 

Também vi muitas conchas, pedras, grãos, incensos e colares de contas que se parecem com guias de candomblé.

 

É que muitas das coisas à venda aqui serão usadas em rituais da santeria trazida até aqui pelos cubanos. A santeria tem a mesma origem africana que o candomblé, por isso eu também vi estátuas de orixás bastante familiares.

 

mercado-de-sonora-conchas-e-pedras

 

 

Rituais de santeria cubana é oferecida junto a anúncios de benzeções (em espanhol “limpias”) e “trabajos” para o bem e para o mal. Sim, “malefícios” estão anunciados pelos corredores do mercado.

 

Esses rituais afro-católicos também se misturam com o culto à Santa Morte, a santa que aceita a todos, inclusive assassinos, ladrões, sequestradores, narcotraficantes… Ela é representada por uma caveira vestida de Santa Maria, como essa abaixo:

 

mercado-de-sonora-santa-muerte-orixas

 

Note que atrás tem várias ervas relacionadas a orishas bem parecidos com os nossos brasileiros, aguardente de cana, caveiras, velas e outros símbolos.

 

Além de bruxarias, o Mercado de Sonora também tem artigos para maquiagem (com muito glitter), fantasias para festas e profissionais e máscaras de lucha libre!

 

A parte de comidas tem banquinhas servindo almoços tradicionais, pequenas comidas de rua para lanchar rápido e sucos de diversos tipos.

 

Visite o Mercado de Sonora:

Avenida Fray Servando Teresa de Mier 419, metro Merced.

Aberto de 10h às 19h.

 

1 pensamento sobre “Mercado de Sonora: tudo para o bruxo moderno mexicano”

  1. Pingback: Panaderia Rosetta, a melhor padaria da Cidade do México

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *