Receita de curry verde tailandês com ingredientes encontrados no Brasil

Queridos, quem me acompanha pelas redes sociais (instagram, facebook e snapchat -> usuário eusouatoa. Me siga! Juro que sou legal Aproveite e assine a newsletter 😉 ) está sabendo que participei de um evento tailandês na Selva aqui em Belo Horizonte, onde cozinhei curry verde tailandês e chá vermelho tailandês também!

 

Além de cozinhar dois panelões enormes, gravei a receita com proporções caseiras para quem quiser repetir o prato em casa. Usei apenas ingredientes encontrados no Brasil, então não precisa ir até a Tailândia pra experimentar 🙂

Essa receita que gravei é vegetariana e também é livre de glúten, gordura (tem apenas a gordura saudável do leite de coco), não tem ovo nem leite, o que a torna também vegana!

Os alérgicos a pimenta podem substituir a pasta de curry por mais dos outros temperos utilizados (cebola, alho, galangal, limão kaffir, lemongrass, cúrcuma).

 

Aprendi a cozinhar comida tailandesa lá na Tailândia. Fiz um curso em 2012, quando fui a Chiang Mai pela primeira vez, e fiz outro curso quando voltei a Chiang Mai no final de 2015. O segundo, que foi incrível e aprendi MUITO, foi na escola A Lot of Thai, da professora Yui, que já teve um programa de culinária na TV tailandesa e já visitou o Brasil duas vezes para cozinhar! Ela é inclusive amiga do Alex Atala :O

 

Ainda que seja mais caro que outros cursos, eu recomendo demais! A Yui é uma FOFA, fala muito bem inglês, arranha um pouco de português e sabe explicar tudo sobre os porquês disso e daquilo na cozinha tailandesa, o que ajuda a repetir os pratos em casa e a aprender a substituir o que faltar pelo que encontramos por aqui.

 

Por ter vindo aqui, ela ainda me deu a dica de onde comprar ingredientes para repetir receitas tailandesas em terras brazucas!! <3

 

2016-02-20 17.28.07

 

Infelizmente, a pasta de curry verde tailandesa que usei na receita eu encontrei só lá em São Paulo, no supermercado TOWA, na saída do metrô Liberdade. Ele tem diversos ingredientes tailandeses, se você estiver à procura de alguma delícia do país, é lá que sua procura deve começar 😉 Se você não está em SP ou não vai lá tão cedo, pode tentar a sorte procurando pasta de curry em supermercados de cozinha asiática ou mesmo em seções internacionais de supermercados mais chiquesinhos. Na falta do curry verde tailandês, mas se achar outras pasta de curry tailandesas, você pode adaptar a receita 🙂

 

Bom, antes de irmos direto ao vídeo receita, vou explicar o que é a tal da pasta de curry de um jeito simples: sabe aquela pastinha de alho, sal e outras especiarias que você compra no supermercado e usa pra dar sabor às comidas em casa? A pasta de curry é tipo isso!

 

Existem diversos tipos: verde, amarelo, vermelho, panang, masamun… são todas pastas à base de pimenta e temperos tailandeses amassados no pilão em grandes quantidades e que depois ficam guardados nas geladeiras das avós tailandesas pra serem usados quando necessário. A do curry verde tailandês é a mais fresca e apimentada de todas, a do curry amarelo tem mais cúrcuma, a do curry panang tem pimenta seca, raiz de coentro e amendoim entre os ingredientes – e assim por diante. O curry indiano, aquele em pó que vende no supermercado, não tem nada a ver com o curry tailandês! Enquanto o tailandês é uma pasta fresca, o indiano é uma masala, ou seja: uma mistura de pós secos.

 

Cada uma das pastas combina mais com um tipo de carne ou vegetais, mas isso varia também de acordo com as preferências de cada um.  A pasta de curry poderia ser feita em casa se a gente conseguisse encontrar os ingredientes frescos – o desafio não é encontrar a pimenta (eles usam a nossa malagueta) e sim os outros temperos, como galangal (gengibre tailandês) e a folha de limão kaffir. Nas receitas originais tailandesas também entra o manjericão tailandês (na verdade o país tem 3 tipos de manjericão que a gente nunca viu no Brasil), mas esses só plantando mesmo (trouxe umas sementes de contrabando, ainda tenho que plantar umas mudinhas!). Não fez tanta falta nessa receita de curry verde, mas não tem como fazer outros pratos sem ele.

 

Bom, confira o vídeo! Abaixo estão as quantidades usadas na receita detalhadas, para repetir depois 🙂

 

 

Curry verde tailandês vegetariano

Quantidades para 5 comensais

 

Ingredientes:

250g de cebola picada em cubos médios

5 dentes de alho picadinho

2,5 colheres de sopa de pasta de curry verde tailandês (à gosto – essa quantidade é para um curry picante)

5 folhas de limão kaffir

1 pedaço de galangal seco

2 colheres de sopa de lemongrass seco (pode ser substituído por talos – a parte branca – de capim cidreira)

1 chuchu picado em cubos médios

1 inhame picado em cubos médios

1 abobrinha picada em cubos médios

5 jilós picados em cubos médios

10 vagens picadas em tiras de tamanho médio (para caber na colher confortavelmente)

 

Modo de preparo:

Veja o vídeo! Rs.

Refogue pasta de curry, cebola e alho em 1/3 do leite de coco.

Quando estiverem bem cozidos, acrescente os temperos secos (galangal, folha de limão kaffir e lemongrass) e o restante do leite de coco e vá cozinhando: adicione os legumes em ordem de tempo de cozimento (os que demoram mais primeiro e assim por diante).

 

Quando tudo estiver cozido, desligue o fogo e sirva acompanhado de arroz branco feito sem tempero nenhum. A falta do tempero faz com que o arroz “chupe” todo o gosto do curry e ressalte seu sabor. Melhor ainda se estiver um pouco empapado, hehehe.

 

Fez a receita? Conta como ficou nos comentários!

Teve alguma dúvida de como preparar? Pergunte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *