Onde e o que comer no Mercado Central de BH

O Mercado Central de BH mora no meu coração!

 

Mais de 400 lojas que vendem de tudo um pouco enchem o Mercado Central (ou MercaCentrá no sotaque belorizontino que cort’aspalavr) de cheiros, sons e sabores deliciosos.

 

Ainda que seja um mercado que recebe muitos turistas, ele também é bastante frequentado por quem mora na cidade. É lá que os belorizontinos vão pra comprar aquele queijo canastra especial, temperos a granel, pimentas exóticas, frutas secas a preços razoáveis, suplementos alimentares para quem pratica exercícios físicos de intensidade, animais vivos (infelizmente) ou então se reúnem pra uma cerveja com fígado acebolado com jiló, um almoço especial no Casa Cheia ou uma vitamina de açaí e ~poderes naturais~ como catuaba, marapuama, guaraná, ovo de codorna e outros levanta-defuntos.

banca-do-abacaxi-mercado-central-de-bh-eusouatoa

 

Nunca vou ao Mercado de barriga cheia, porque vou me arrepender de não poder comprar alguma coisinha por lá! Meu avô tinha o hábito de chegar, comprar abacaxi gelatinho (foto acima) e sair passeando sem rumo – e eu às vezes vou com esse mesmo objetivo que ele ia na década de 1970: o de conhecer o que tem de novidade nas ruas infinitas do Mercado Central.

 

Quando vier visitar BH, não deixe de dar uma passadinha no Mercado – e leve pelo menos uma lata de goiabada, uma roda de um bom queijo e uma cachacinha pra matar as saudades de Minas quando chegar em casa.

 

Bom, vamos falar de comida pra comer no Mercado, que é o assunto desse post.

 

Café Dois Irmãos

Quando chego, a loja que quero visitar é o Café Dois Irmãos, que tem a melhor broinha de milho que já experimentei na vida.

 

cafe-dois-irmaos-broa-e-pqd-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Foco na broinha que está atrás do pão de queijo! Divina!

 

O pão de queijo também é muito gostoso – o que acho mais saboroso no Mercado – então minha dica é pedir o duo broinha + pão de queijo acompanhado de um cafezinho. O café é da marca Cambraia, do Sul de Minas (mais especificamente da região de Santo Antônio do Amparo, de onde é parte da minha família. Aqui tem mais posts sobre a cidade), que é gostoso e moído na hora. Se quiser levar esses sabores pra casa, o Café Dois Irmãos vende broinhas e pães de queijo congelados e mói café na hora na gramatura que você quiser.

 

gif mercado central de bh eusouatoa

 

Casa Cheia

É sempre a minha opção para almoçar no Mercado. E a casa é cheia não só no nome, então chegue cedo sob o risco de ficar um tempão na fila de espera!

 

casa-cheia-prato-principal-mercado-central-de-bh-eusouatoa

 

O Casa Cheia sempre participa do Concurso Comida de Buteco (desde a primeira edição em 2000) e já ganhou ou foi finalista diversas vezes. Meus pedidos preferidos são o torresmo de barriga como entrada (foto abaixo) e o mexido como prato principal – eu sempre preciso dividir, porque é muita comida! Eles também têm um buffet com comidas à quilo, que podem ser tiragosto ou uma opção de prato mais simples, rápido e barato.

 

torresmo-de-barriga-casa-cheia-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Foca no torresmo de barriga com molhinho agridoce de laranja do Casa Cheia <3

 

Empório Árabe e Delicatessen D’Hana (ou Dona Hana)

Dona Hana é palestina e mudou-se para Belo Horizonte há mais de 30 anos. Na loja dela tem uma foto de Yasser Arafat cumprimentando o Papa João Paulo VI que não deixam dúvidas de sua origem e de sua relação com os católicos. No começo, sua banca era um restaurante árabe, mas hoje se transformou em um empório.

 

dona-hana-fachada-mercado-central-de-bh-eusouatoa

 

Ela vende um kibe maravilhoso (o vegetariano é igualmente delícia, recomendo!), esfirras, hummus, babaganoush e outras pastinhas de origem libanesa, doces de gergelim, de semolina, de nozes, pistache e mel vendidos à granel, além de docinhos menores embalados pra levar pra casa e diversos produtos industrializados árabes (como tahine, água de rosas, azeite libanês)… uma perdição!

 

Dê uma entradinha nem que seja para ver seus lustres de vidro colorido e as reportagens sobre ela emolduradas na parede.

 

dona-hana-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Alguns produtos do empório são difíceis de achar em outros lugares da cidade. Ela tem produtos importados e também versões nacionais!

 

Ponto da Empada

Massa quebradiça no ponto, recheios fartos e deliciosos, empadas sempre quentinhas saindo do forno devido à alta demanda: as empadas do Ponto da Empada são pra guardar na lembrança.

 

ponto-da-empada-mercado-central-de-bh-eusouatoa

 

Minha preferida é a de carne com jiló e bacon – o jiló dá um amarguinho suave que combina demais com a carne defumada -, mas também tem sabores tradicionais como frango, queijo e milho.

 

empada-de-jilo-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Eu tento pedir outra empada, mas essa de jiló é MARA DEMAIS pra ser ignorada! Acabo comendo duas, claro.

 

Guaraná & Cia

O local ideal para tomar um açaí ou um suco energético cheio de ingredientes afrodisíacos tradicionais brasileiros, do amendoim à marapuama passando pelo ovo de codorna.

 

guarana-e-cia-mercado-central-de-bh-eusouatoa

 

Ótima parada pra dar aquela energizada no dia e continuar batendo perna no mercado! Os nomes das batidas são hilários: Raimundão, Alfredão, Ronaldão, Madona, Carla Perez, Sharon Stone, Xuxa….

 

Bar da Lôra e adjacências

Atendentes dos bares ali naquela seção do mercado são uma verdadeira Faixa de Gaza, em que o conflito é pela sua atenção.

 

bar-da-lora-mercado-central-de-BH-eusouatoa

 

Atendentes ficam andando sobre o balcão oferecendo cerveja aos passantes e, da cozinha pequena no segundo andar, descem porções deliciosas e fartas de fígado acebolado com jiló, batata frita e outros tiragostos. Eu não sou muito da cerveja, mas o fígado com jiló da Lôra é um dos poucos que como com gosto (fígado não é minha praia).

 

Mercado Central de BH

Abre todos os dias de 7 da manhã às 18 horas, mas fecha às 14h nos domingos e feriados de Belo Horizonte

A portaria principal fica na Avenida Augusto de Lima, 744, Centro. Nela há um balcão de informações que pode ser útil para ajudar a achar alguma loja específica – mas o bom é se perder e se encontrar lá dentro 😉

 

O Mercado tem visitas guiadas gratuitas, com guias bilingues, que podem ser agendadas pelo email mercadocentral.info@gmail.com. As visitas são realizadas de segunda a sábado de 9h às 17h e domingos e feriados de 9h às 13h. Elas duram cerca de 1h30 e os grupos têm no máximo 20 pessoas (que é muuuuita geeeente!).

 

Site oficial.

Hospede-se no centro de Belo Horizonte

Belo Horizonte Othon Palace Hotel (para acordar cedo e ver o sol nascer atrás da Serra do Curral)

Belo Horizonte Plaza

Hotel Nacional Inn

Hotel Financial

Hotel Metrópole

Sul América Palace Hotel

Ibis Styles Belo Horizonte Minascentro

Ibis Belo Horizonte Liberdade

Royal Center Hotel

Samba Rooms Hostel

3 comentários em “Onde e o que comer no Mercado Central de BH”

  1. Pingback: Mercado Central de BH: o que e onde comprar o melhor de Minas

  2. André Garolli Completo Diretor at Cia Triptal
    Olá estamos em BH com temporada de teatro de sexta a segunda até 29/11. O nome da peça é gato em telhado de zinco quente no ccbb. Gostaria de saber o que podemos fazer-se conhecer nessa cidade que estamos adorando conhecer. Adoraria dicas de restaurantes também. Obrigado e parabéns

  3. Pingback: O que fazer em Belo Horizonte - Turismo no Mercado Central | Viaje na Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima