O maravilhoso curso de culinária tailandesa do A Lot Of Thai, em Chiang Mai

Chiang Mai é a capital cultural da Tailândia e a sua gastronomia típica deliciosa fez com que a cidade tenha milhares de cursos de culinária tailandesa que ensinam estrangeiros a preparar pratos típicos em apenas um dia. 

 

A oferta é vasta e na minha primeira viagem à Tailândia eu fiz um curso de 1/2 dia na escola mais barata que encontrei através de um folheto disponível no hostel que estava hospedada. Foi legal, aprendi bastante e até repeti vários pratos quando voltei ao Brasil, mas não fiquei totalmente satisfeita, sabe? Tive que dividir o fogão com mais 2 pessoas e a professora não era muito boa no inglês, não sabia responder as minhas perguntas mais enxeridas (eu gosto de cozinhar, quero entender os processos, como substitui os ingredientes e tals, pra conseguir repetir em casa).

Então, quando voltei a Chiang Mai em 2015, meu amigo Ismael dos Anjos me indicou o curso da chef Yui Siripen Sriyabhaya, o A Lot Of Thai e foi aí que realmente aprendi a cozinhar “thai style” e fiquei segura para criar meus próprios curries. E repasso aqui a dica do Ismael:

 

Faça um curso de culinária tailandesa com a Yui e você com certeza vai ficar feliz e repetir muitas receitas em casa!

 

O A Lot of Thai cobra um preço dentro da média: o curso de um dia custa 1.500 Baht  (+-130 reais) e o de 1/2 dia custa 1.200 baht (+-100 reais). Dica: o de um dia inteiro custa só um pouco a mais e vale bem mais a pena!

 

Curso de culinária tailandesa no “A Lot of Thai”

A chef Yui começou a dar aulas em 1999, tanto para tailandeses quanto para gringos. Ela também dá consultorias internacionais de cozinha tailandesa e no Brasil ela montou o cardápio (e treinou os chefs) de um dos meus restaurantes preferidos de São Paulo, o Obá. Por causa dessas visitas ao Brasil, a Yui sabe indicar onde comprar os temperos secos tailandeses no bairro Liberdade em São Paulo!! <3 Ela é miga do Alex Atala, mas disse que prefere a comida do Maní, da chef Elena Rizzo, hehe.

 

Yui A Lot of Thai Folha de SP

Yui na Folha de São Paulo, quadro emoldurado em sua cozinha-escola 🙂

 

Uma pausa pra falar do Obá. O Obá Restaurante é um restaurante que mistura quatro culinárias que amo: brasileira, tailandesa, mexicana e italiana. E funciona super, recomendo demais! Nas palavras do próprio restaurante, “existem dúvidas sobre a harmonia entre as cozinhas thai, mexicana, italiana e brasileira.   gostamos de lembrar nossos clientes que a itália não tinha tomates até que os europeus colocaram o pé no méxico.  que na tailândia se fazem massas maravilhosas e um dos ingredientes mais típicos é o manjericão.  e que o milho, o feijão e o arroz típicos no brasil também se desfrutam muito no méxico e na itália, em cada lugar com um jeitinho diferente. é muito gostoso poder mostrar as semelhanças que unem estas cozinhas e as diferenças que as enriquecem.”

 

2015-11-04 12.15.44

 

Bom, voltemos a falar da Yui e do A Lot Of Thai. A Yui também já teve seu próprio programa de culinária na TV tailandesa <3 e abriu o A Lot Of Thai em 2001, com a ajuda de seu marido, que é designer gráfico.

 

As aulas têm no máximo 8 alunos e cada dia da semana (de segunda a sexta) os alunos preparam um cardápio diferente. Os alunos irão aprender (e comer), além de fazer um tour por um mercado super bom, grande e local (tinha 0 estrangeiros além de nós).

 

Ainda que seja famosa na Tailândia, a Yui é super humilde, interessada em ensinar de verdade os seus alunos a amarem e prepararem comida tailandesa. Ela fala inglês perfeito, tem muito conhecimento para passar e conta como substituir os ingredientes que não temos no Brasil para repetir as receitas em casa.

 

A escola de cozinha fica na casa da família da Yui e é meio afastada do centro, mas ela pode buscar você no seu hotel, se ele estiver na área central de Chiang Mai. Se não estiver, basta ir até o centro que uma kombi azul calcinha muito fofa irá passar pra te buscar no local que combinarem.

 

Yui A Lot of Thai Kombi Azul

Andy, minha amiga mexicana que fez o curso comigo, Yui e eu na frente da kombi que nos levou até a escola A Lot Of Thai <3

 

São três opções de cardápio, sendo que segunda, terça e quinta são ensinados os mesmos pratos e quarta e sexta são outros pratos diferentes.

 

Durante a aula de um dia, serão ensinados 6 pratos, sendo que será pelo menos um curry, uma entrada, uma sobremesa e um prato refogado na wok. Dessa maneira, quem faz o curso aprende todas as técnicas de cozinha tailandesas (os cursos de quarta e sexta têm 5 pratos, mas ensinam uma técnica a mais: o cozimento no vapor).

 

Quem é vegetariano poderá fazer o curso e aprender substituições deliciosas à carne que não se restringem apenas ao tofu.

 

Vá com fome! Dá pra fazer três dias de curso se quiser e tiver tempo.

 

Não recomendo fazer a aula de 1/2 dia, o tempo é quase o mesmo, mas ficam faltando dois pratos, que são preparados depois da visita ao mercado (e digestão dos pratos anteriores, hehe). 

 

Cada aluno tem sua bancada com todos os equipamentos necessários pra aula, o livro de receitas é bastante completo e o tour pelo mercado (que faz parte de quase todos os cursos ofertados) é feito nos arredores de Chiang Mai, num mercado nada turístico e com vendedores simpáticos que não vão te cobrar mais só porque você é turista (e a Yui também não vai te deixar pagar mais que o preço justo).

 

2015-11-04 16.39.13

 

Na semana que estava fazendo turismo por Chiang Mai, convidei minha amiga Andy a fazer o curso comigo e fizemos nossa inscrição no curso pelo site. Eu queria muito aprender a fazer curry Khao Soi (foto no começo do post), que é meu prato tailandês preferido da vida, então marcamos nossa aula para quarta, que é o dia de Khao Soi de acordo com o cardápio da escola. Também adorei fazer o curso na quarta porque aprendi a fazer duas comidas no vapor, que é uma técnica que eu não conhecia.

 

2015-11-04 10.54.47

A aula começou com uma aula sobre os diferentes molhos e temperos usados na culinária tailandesa.

 

A cozinha-escola é super organizada e fofa, os alunos do dia eram gente boa e tinha até uma outra brasileira fazendo o curso!

 

Durante o curso, acabei com meu preconceito por “macarrão frito” (fried noodles): o segredo está nos molhos usados e descobri que não curto quando usam muito da “thai dark soy sauce”, que tem um gosto meio fermentado, mas que quando é usada bem pouquinho, faz toda diferença no sabor do prato.

 

2015-11-04 14.10.48

Curry de peixe ao vapor preparado na folha de banana <3 Acompanhado de arroz integral vermelho tailandês!

 

No meio do curso, com a barriga já bem cheia de comida deliciosa preparada por mim, fomos fazer o tour pelo mercado. Minha bateria acabou, por isso não tenho fotos :/ mas queria dizer que adorei o tour porque foi uma oportunidade pra conhecer, saber o nome e os usos de vegetais e temperos que eu via sempre nos mercados tailandeses, mas não tinham ninguém que falasse inglês bem o suficiente pra me explicar! 

 

2015-11-04 16.36.45

Na volta do mercado, aprendemos a fazer o Khao Soi, tão esperado por mim! Fiquei muito orgulhosa do meu Khao Soi <3, ficou lindão com esse macarrão frito escultural, num ficou?

 

No final do curso, já com a barriga impossivelmente cheia, preparamos um bolo de banana com leite de coco feito no vapor: sem glúten, sem lactose e sem açúcar (se a banana tiver bastante doce) e MUITO delicioso! Também não tirei foto :/ Na culinária tailandesa não se usa forno de maneira alguma, então a forma de assar é no vapor mesmo. Achei muito interessante!

 

No final, voltamos pra casa muito felizes com nossa marmitinha de bolos de banana pra comer mais tarde. Fiquei sem comer até a manhã seguinte, hehehe.

 

Inscreva-se!

Veja mais informações no site e inscreva-se. Se você gosta de cozinhar, mesmo se não souber fazer isso com a maior destreza do mundo, com certeza irá aproveitar muito o curso 🙂

 

Reserve sua hospedagem em Chiang Mai:

A Little Bird Guesthouse

Chiang Mai Backpack House

Chana Place (favor não rir do nome)

Tamarind Village

Nap in Chiang Mai

e muitas outras opções

2 pensamentos sobre “O maravilhoso curso de culinária tailandesa do A Lot Of Thai, em Chiang Mai”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *