Como viajar pelo litoral do Uruguai sem carro

Viajei com 6 amigas para Punta del Diablo, no Uruguai, para passarmos o reveiom, como contei nesse post. O nosso principal desafio foi descobrir informações seguras e precisas sobre horários de ônibus para viajar pro litoral do Uruguai sem carro! Agora as informações estão todas aqui, não precisa mais se descabelar 😉

Muita gente faz essa viagem de carro, mas nós decidimos ir de ônibus por alguns motivos:

. Estávamos em um grupo de 7 pessoas
Nós teríamos que alugar dois carros e comprar a Carta Verde (seguro obrigatório para quem viaja para Uruguai, Paraguai e Argentina – saiba mais aqui) para os dois carros… melhor ir de bus.

. Ficamos a maior parte do tempo em Punta del Diablo
Como não queríamos pingar de praia em praia, a gente ia acabar pagando aluguel de carro pra deixar ele parado. E de dois carros, porque estávamos em 7 pessoas!

. O trajeto Porto Alegre – Punta del Diablo é longo
São 8h de viagem de Porto Alegre até o Chuí e daí mais 2h até Punta del Diablo… em estradas que não conhecíamos, então não nos sentimos seguras para dirigir à noite. De ônibus, poderíamos fazer essa viagem noturna sem problemas e sem perder um dia de praia no deslocamento!

Uma saga heroica de Porto Alegre até Punta del Diablo

Acompanhe toda a nossa saga de Porto Alegre até a praia em Punta del Diablo nesse vídeo aqui:

Como foi uma viagem logo após o Natal, cada uma estava em uma cidade diferente para comemorar as festividades com a família. Nos reunimos em Porto Alegre e, de lá, decidimos que o melhor seria ir de ônibus até o Chuí, cruzar a fronteira Brasil – Uruguai à pé e pegar outro ônibus que vai parando nas praias do litoral uruguaio até Montevidéu. Descemos na rodoviária de Punta del Diablo, que fica meio longe do centro (e da casa onde estávamos), mas lá tem um serviço de van que faz o trajeto rodoviária-centro.

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-onibus-Chui

O primeiro desafio foi descobrir como comprar a passagem de volta do Chuí para Porto Alegre. Acontece que nem o Rio Grande do Sul nem o Uruguai estão completamente informatizados, então não dá pra comprar antecipadamente a passagem de volta do Chuí a Porto Alegre pela Viação Planalto. Isso mesmo que você leu e ouviu no vídeo: pela internet só dá pra comprar a passagem de ida Porto Alegre – Chuí.

Compre sua passagem de ida Porto Alegre – Chuí pela Planalto no site da Rodoviária de Porto Alegre (prepare-se para uma viagem virtual aos anos 2000). Comprei minha passagem pelo site e deu tudo certo. O ideal é você imprimir o comprovante de pagamento e de compra da passagem antes de viajar, mas dá pra imprimir nos terminais de informática lá na rodoviária também.

A volta deve ser comprada na rodoviária do Chuí (se for comprar pela Planalto – saia do ônibus na rodoviária e já faça fila na bilheteria pra garantir seu lugar no ônibus da volta) ou então nas lojas físicas da EGA ou TTL, empresas uruguaias que também fazem o trajeto.

Não conseguimos comprar na loja da EGA nem da TTL na rodoviária de Porto Alegre, o que nos levou a crer que só é possível comprar a volta no local da volta mesmo (vai entender o por quê…).

No Chuy, dá pra comprar passagens da EGA e da TTL na agência EuroViajes, que fica na Avenida General Artigas, logo antes da Panadería Giannin (onde tomamos café da manhã, veja no vídeo!). No print abaixo dá pra ver onde fica a agência, que abre às 9h da manhã (horário uruguaio).

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-print-maps
Tirei esse print do Google Street View, dá pra ver a Panaderia Giannin na esquina e a EuroViajes ao lado da loja Moda Lupa’s (que nome! hahaha) e da casa de câmbio Cambio 3 – aliás, essa casa de câmbio é um ótimo lugar pra trocar dólares e reais para pesos uruguaios, foi a melhor cotação que encontramos em toda a viagem!

Teoricamente, dá pra comprar passagem online pela TTL, MAS… por algum mistério que ainda não descobri qual é, o valor da passagem de volta aparece como R$0 – ou seja: Será que reservei mesmo? Será que não? Por que não me cobraram o valor da passagem de volta?

Por causa disso, não confio no site! Não consegui me certificar que comprar essa passagem “grátis” funciona, então não recomendo que usem esse site. Se alguém usar e viajar certinho, por favor conte sua experiência nos comentários!

Horários de ônibus de Porto Alegre para o Chuí/Chuy:

Chuí com í é no Brasil, Chuy com y é no Uruguai (mas a cidade é a mesma, cortada pela Avenida Brasil, que é a fronteira)

Planalto:

Porto Alegre – Chuí:
13h (exceto aos domingos)
23h30 (exceto aos sábados)

Chuí – Porto Alegre:
12h15 (exceto aos domingos)
23h (exceto aos sábados)

20h (diariamente)

Chuí – Porto Alegre
23h30 (diariamente)

MAS ATENÇÃO! Ainda que no site da TTL fale que tem ônibus diários, de acordo com o caderno do serviço de atendimento ao turista de Punta del Diablo (foto abaixo), esse ônibus circula apenas de segunda a sexta! Tentei ligar no centro de atendimento da TTL e o 0800 não funciona fora do Rio Grande do Sul, então não consegui verificar as informações…

Realmente não posso recomendar a TTL porque as informações estão desencontradas e o site é muito ruim. Só estando mesmo no guichê de atendimento deles na Rodoviária de Porto Alegre para conversar com alguém que sabe alguma informação e ter certeza de que será possível embarcar…

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-horarios-caderno

Uma prova de como o Uruguai ainda está na década de 90: olha como o Centro de Informações Turísticas de Punta del Diablo tem anotados os horários de ônibus! Seria fofo se não fosse ridículo… (eu acho fofo E ridículo).

Se você for pela Planalto, seu ponto final será na rodoviária do Chuí brasileiro, como nós chegamos. Então é preciso atravessar a fronteira até o Chuy (a mesma cidade, só que do lado uruguaio) para pegar o ônibus inter-praias até Punta del Diablo ou outras praias que estão pelo caminho até Montevidéu.

Se o seu ônibus atravessa para o Uruguai (digamos, se você pegar o bus da EGA ou TTL, que seguem em direção a Montevidéu), não desça na aduana!

Peça para descer no terminal de ônibus uruguaio ou brasileiro! Não tem nada na aduana (fronteira onde se carimba o passaporte) além dos postos policiais de controle de fronteira. Se descer lá, você vai ser largado no meio do mato sem ter como seguir viagem a não ser que pegue uma carona (que acho que até deve funcionar bem, visto que o Uruguai é o país do deboísmo sulamericano).

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-rodoviaria-chui

Bilheteria da estação rodoviária do Chuí

Como dá pra ver no vídeo da viagem de ida de Porto Alegre para Punta del Diablo, a gente caminhou alguns quarteirões até o lado uruguaio do Chuí, tomamos café da manhã na Panaderia Giannin, uma padaria tipicamente uruguaia (cheia de pães doces, tipo croissants recheados) e seguimos até a pracinha central do Chuy, que é uma fofura de cidade do interior:

Ônibus do Chuy a Punta del Diablo

As agências que levam até o litoral uruguaio estão todas na Rua General Leonardo Oliveira, paralela à General Artigas. São elas: Rutas del Sol, COT e Viajes Cynsa.

Os ônibus saem em horários bem erráticos, mas os horários correm a partir das 3h da manhã até 19h20. São uns 15 ônibus ao longo do dia e é bem fácil conseguir lugar. Ao chegar à rua Leonardo Oliveira, entre nas três lojas e veja qual o melhor horário pra você.

O trajeto Chuy – Punta del Diablo dura aproximadamente 2 horas.

No dia 27 de dezembro de 2017, minha consulta às tabelas das três empresas registrou os seguintes horários (estou juntando os horários das 3 empresas, tá?): 3h, 5h, 5h45, 7h, 9h20, 10h15, 11h30, 13h50, 15h30, 16h, 16h30, 17h15, 19h, 19h10 e 19h20.

Acontece que durante o verão eles aumentam a frequência dos ônibus, então esses horários não servem, hehehe. O melhor é chegar numa das agências e pedir o folder com os horários que estão sendo praticados enquanto você estiver lá. Esses ônibus também servem para você se deslocar entre as praias, para fazer day-trips pelo litoral uruguaio, por exemplo 🙂

Abaixo seguem as fotos dos quadros de horários das três empresas, conforme fotos tiradas dia 27 de dezembro de 2017:

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-horarios-chui-interpraias

Aliás, vale dizer: se os ônibus estiverem todos lotados, as empresas vendem passagem sem assento marcado e você pode viajar de pé. É desconfortável, mas pelo menos você chega ao seu destino. É bem vai-com-deus, jeitinho-uruguaio de ser, já vai acostumando desde já.

Recomendo muito que você compre sua passagem de volta Punta del Diablo – Chuy assim que chegar na rodoviária de Punta del Diablo – ou mesmo nas agências que vendem passagem no Chuy. Como você provavelmente vai viajar no verão, alta temporada, é melhor garantir seu assento pra volta num horário com folga suficiente para você pegar seu ônibus pra Porto Alegre.

Atenção: esses ônibus saem de Montevidéu e vão subindo o litoral então tem grandes chances que eles se atrasem. Não compre um horário muito apertado com o horário do seu ônibus Chuí – Porto Alegre.

Nós, por exemplo, compramos a volta das 17h15 para chegar ao Chuy teoricamente às 19h15 e pegar ônibus na rodoviária do Chuí às 23h30. Parecia muito tempo, mas o ônibus partindo de Punta del Diablo atrasou uma hora e chegamos no Chuí só às 20h15. Foi o tempo de jantar alguma coisa pelas redondezas e pegar o ônibus de volta a Porto Alegre!

Os valores dos transportes inter-praias são tabelados pelo governo, então todos custam o mesmo: de Chuy a Punta del Diablo são 100 pesos uruguaios (aproximadamente 12 reais).

Chegando à rodoviária de Punta del Diablo, o ideal é terminar de chegar ao centro de van. O trajeto à pé dá uns 20 minutos de caminhada pelo acostamento de uma estrada sem calçada nem sombra, então é melhor mesmo pagar a van. Custa 30 pesos (aproximadamente R$3,50) por pessoa e tem saídas irregulares (assim que a van lota). Também existe a possibilidade de pegar um ônibus de linha, eu vi os pontos de ônibus ao longo da rodovia mas, honestamente, não vi nenhum passando… bem Brasil esse Uruguai, né?

Transporte entre as praias do litoral do Uruguai

Os mesmos ônibus que nos levam do Chuí a Punta del Diablo percorrem todo o litoral do Uruguai, de Montevidéu a Barra do Chuí (a praia logo ao lado da cidade fronteiriça do Chuí). Por isso, o quadro de horários que passei ali em cima serve também para deslocar-se entre as outras praias do litoral!

Durante a viagem de reveiom, fomos até Cabo Polonio para passar o dia e foi muito legal (em breve tem post com vídeo mostrando o que vimos por lá). Pelo que conversei com pessoas que estavam lá ou já foram a Cabo Polonio, o ideal é ficar uma noite na reserva, pois a cidade não tem luz e as estrelas ficam magníficas! Infelizmente não conseguimos voltar a Cabo Polonio outro dia para passar a noite, como era nossa intenção, mas ficou o plano de voltar ao Uruguai e conhecer esse pedacinho hippie do planeta em todo seu potencial.

Transporte local em Punta del Diablo

Em Punta del Diablo, o ideal é caminhar pelas ruas observando as casas. Também dá pra usar o transporte de ônibus (apesar de eu não ter visto nenhum quando estive por lá) ou então alugar bicicletas! As bikes são um ótimo jeito de fazer passeios pela redondeza, como o que eu fiz com uma amiga para a Fortaleza Santa Teresa (leia o posts obre essa day-trip!).

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-bicicleta-no-mato

Eu fazendo pose no meio do mato, risosssssss

A Bici Uruguay disponibiliza bicicletas para aluguel diário em alguns hostels, como o Vente al Diablo na Playa de La Viúda (foi onde alugamos as nossas bikes). A lista de hostels parceiros está aqui. Também dá pra reservar a bicicleta com antecedência pelo site e ter ela entregue no seu hotel/casa alugada por temporada neste link.

As bicicletas são super boas! Acho que foram as melhores mountain bikes que já usei na vida, hehe! 21 marchas, pneus largos que vão melhor em estradas arenosas e muito leves. O aluguel por dia é 12 dólares e também dá pra alugar por uma semana (72 dólares), 2 semanas (120 dólares) e tem preço especial para aluguel de mais uma bike por mais dias.

eusouatoa-punta-del-diablo-uruguai-el-medano2

Onde se hospedar

Nossa turma de 8 mulheres (no final fomos 7, uma teve um problema de saúde e não pôde viajar…) alugou esta casa durante 10 dias. Toda construída em madeira, a 200m da praia, com deque com vista pro mar, churrasqueira, cozinha americana conectada à sala, dois quartos, dois banheiros + sofás-cama na sala por 1700 dólares (212 dólares para cada, +- 700 reais). Avaliamos opções até mais baratas, mas decidimos que pagar pra ter um banheiro a mais valia a pena, hehe.

Se você nunca usou o AirBnB, alugue por este link e ganhe 100 reais de crédito!

Além do AirBnB, outros sites oferecem casas para alugar por temporada no Uruguai. Entre os sites uruguaios, o Casas en el Este tem várias opções bacanas e a navegação do site é boa. Para ter mais noção da diferença de preços em alta e baixa temporada, o Vivi Rocha pode ser um ótimo lugar para procurar.

Vale dizer que em todos os sites exceto o AirBnb você irá conversar diretamente com o proprietário (ou corretor imobiliário), pois a transação monetária é realizada diretamente com quem aluga. Isso dá margem para negociação de valores, mas ao mesmo tempo pode abrir margem para inseguranças e problemas de comunicação… nós alugamos pelo Casas en el Este e fizemos um depósito no ato da reserva, para pagar o restante em dólares quando chegamos na casa. O problema foi que na hora de transferir o dinheiro para o Uruguai, acabamos por pagar um valor mais alto pelo dólar – e consequentemente tivemos que levar mais dólares para pagar a segunda parcela do aluguel…

Hoteis e hostels em Punta del Diablo

Caso não queira alugar uma casa, aqui vão algumas opções de hospedagem em Punta del Diablo:
Quanto mais perto da Playa de los Pescadores, mais no “centro” da cidade você vai estar. Ficamos na Playa de la Viúda, que é uma região mais afastada e tranquila, mas ainda sim bem fácil de percorrer a cidade à pé.
Compay Hostel Punta del Diablo

Mar de Fondo Hostel
El Indio Hostel
Wanderlust Mini Hostel

Mais posts da viagem ao Uruguai

Como viajar pelo litoral do Uruguai sem carro

Um dia na bicicleta: de Punta del Diablo a Santa Teresa, Uruguai

1 comentário em “Como viajar pelo litoral do Uruguai sem carro”

1. Pingback: Um dia na bicicleta: de Punta del Diablo a Santa Teresa, no Uruguai