Mercado de Sonora: tudo para o bruxo moderno mexicano

“Al mercado de Sonora no les conviene ir”, já alertou Nacho Vegas em sua canção “Mercado de Sonora (la zona sucia)”.

Essa foi a primeira referência que eu tive do mercado: um lugar para a bruxaria e feitiçaria mexicana que não era bem visto por todos.

Essa recomendação me fez querer conhecer o mercado logo!

Fui pra região de metrô (estação La Merced) e saí perguntando como chegar ao Mercado de Sonora. A primeira vendedora que abordei me disse que não conhecia o lugar. Disse isso como se falasse “eu conheço sim, mas não é lugar pra mim e você também não devia ir!” – a determinação pra achar esse mercado ficou ainda maior.

E não foi difícil: dois pedidos de informação depois, eu estava lá na porta. Do lado de fora, parece um mercado mexicano normal: um galpão coberto com espaço de estacionamento e barraquinhas do lado de dentro.

Ao entrar, fica evidente que o Mercado de Sonora não é como outros da capital mexicana.

Dei de cara com vários animais enjaulados.

Alguns estavam sendo vendidos como animais de estimação e outros para abate, uma cena triste mas muito presente em diversos mercados tradicionais pelo mundo. No Mercado Central de BH mesmo tem muitos animais, apesar de tentativas de proibir seu comércio.

Só que no Mercado de Sonora não tinha só mascotas à venda… quem compra bodes e galinhas pretas pra criar em casa? Suspeito que é tudo pra sacrifício em rituais. Tinha também sapos mágicos – ??????????

mercado-de-sonora-bodes

Passei rápido por essa seção como costumo fazer em áreas de comércio de animais, mas também vi placas vendendo aves raras e ovos de animais ameaçados de extinção – seriam reais ou mercadoria falsa? Na época, não quis nem saber.

Depois de publicar esse post, uma leitora, a Beatrice Penedo (o comentário dela está abaixo entre outros do post), me fez pensar de novo na cena que vi, pesquisei e descobri que sim, provavelmente eram animais raros de verdade. Segundo matéria da Vice México, o Mercado de Sonora é um lugar onde o comércio ilegal de animais ameaçados acontece livremente! Outras matérias confirmam esse negócio sujo que acontece no mercado e agradeço à Beatrice pelo comentário revoltado sobre um assunto que eu tinha escrito de forma tão liviana. Peço desculpas. Tentei encontrar a petição que ela indicou que assinou, mas só achei essa aqui, que está encerrada. De toda forma, já é um comércio ilegal, então a impunidade desses criminosos é parte da rede de corrupção e crime do país.

O Mercado de Sonora, entretanto, não vende apenas animais e há outros lugares que sim são interessantes de se explorar.

Cheguei à seção de ervas para chás, banhos e benzeções com poderes mágicos. Tinha de tudo para fazer mandingas.

mercado-de-sonora-mandingas

Os sabonetes são os meus preferidos!

Também vi muitas conchas, pedras, grãos, incensos e colares de contas que se parecem com guias de candomblé.

É que muitas das coisas à venda aqui serão usadas em rituais da santeria trazida até aqui pelos cubanos. A santeria tem a mesma origem africana que o candomblé, por isso eu também vi estátuas de orixás bastante familiares.

mercado-de-sonora-conchas-e-pedras

Rituais de santeria cubana é oferecida junto a anúncios de benzeções (em espanhol “limpias”) e “trabajos” para o bem e para o mal. Sim, “malefícios” estão anunciados pelos corredores do mercado.

Esses rituais afro-católicos também se misturam com o culto à Santa Morte, a santa que aceita a todos, inclusive assassinos, ladrões, sequestradores, narcotraficantes… Ela é representada por uma caveira vestida de Santa Maria, como essa abaixo:

mercado-de-sonora-santa-muerte-orixas

Note que atrás tem várias ervas relacionadas a orishas bem parecidos com os nossos brasileiros, aguardente de cana, caveiras, velas e outros símbolos.

Além de bruxarias, o Mercado de Sonora também tem artigos para maquiagem (com muito glitter), fantasias para festas e profissionais e máscaras de lucha libre!

A parte de comidas tem banquinhas servindo almoços tradicionais, pequenas comidas de rua para lanchar rápido e sucos de diversos tipos.

Visite o Mercado de Sonora:

Avenida Fray Servando Teresa de Mier 419, metro Merced.

Aberto de 10h às 19h.

3 comentários em “Mercado de Sonora: tudo para o bruxo moderno mexicano”

  1. Pingback: Panaderia Rosetta, a melhor padaria da Cidade do México

  2. Deixa eu falar uma coisa, vc devia ter aproveitado que foi nessa porcaria de lugar e que tirou essa foto dos animais, pra fazer uma denuncia no próprio Mexico e dps levantar essas questão da venda ilegal de animais aqui no Brasil. Porque quem toma conhecimento de tal situação (inclusive tira foto) e não se posiciona, é conivente ! Se eu entrasse e visse tal coisa, não teria nem continuado o passeio, teria sido dali direto pra delegacia ! Além do que, você colocou até o endereço do lugar, num claro incentivo de visitação a esse lugar podre ! Mas de algo serviu essa sua publicação, a partir dela procurei me informar sobre esse lugar e a situação dos animais, me inteirei sobre as denuncias e já assinei uma petição contra essa palhaçada de venda ilegal dos animais ! E acho que vc, que inclusive viu a situação de perto, deveria fazer o mesmo…

    1. Oi Beatrice, obrigada pelo seu comentário e crítica.

      Na época que escrevi o post, não tinha visto tanto problema na situação terrível em que se encontram os animais no mercado de Sonora. Mas depois de alguns anos e após seu comentário, posso reler o que escrevi com olhar crítico e peço perdão pela forma liviana que tratei o sofrimento de tantos animais.

      Sou contra o comércio de animais em mercados, ainda que seja uma visão comum porque muitos, muitos, mercados tradicionais os vendem – no México, no Brasil, na Tailândia, na Índia – e isso faz parte desses lugares. Talvez por isso não tenha me revoltado tanto contra os animais no Mercado de Sonora quando o visitei. Como a lei está do lado deles, o máximo que posso fazer é dizer que isso ocorre e não ser parte dessa rede de tortura, advogando contra a prática desde o meu lugar de turista no espaço. Em Belo Horizonte, o Mercado Central vende animais e sou agente ativa contra essa seção do Mercado, sempre que possível reclamo formalmente na administração, assino petições e posto nos meus stories falando contra a situação em que vivem ali.

      No caso do Mercado de Sonora, sendo o comércio ilegal e de animais silvestres, é um cenário muito maior e sério! Obrigada por chamar atenção para ele. Se puder enviar o link da petição que assinou, gostaria de assina-la também e divulgar o link aqui!

      Sobre o mercado como um todo, não vejo porque deixar de visitá-lo pois acredito que, como turistas, ir a esses espaços e dar visibilidade ao tráfico de animais, criticando-o e mostrando a realidade pra quem a gente conhece, é mais efetivo do que ignorar sua existência. A pressão internacional talvez ajude a impedir que a impunidade siga acontecendo. Além do mais, o Mercado de Sonora tem muitas outras situações acontecendo lá, como a venda de velas, santos e máscaras de lucha libre. Ainda acho que vale a pena a visita.

      Um grande abraço e obrigada mais uma vez pelo comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima