Mercado Central de BH: produtos para levar pra casa e ter saudades de Minas

Eu <3 Mercado Central de BH!!

 

Mercados são os meus lugares preferidos nas cidades. São uns dos lugares obrigatórios nas minhas viagens, pois é neles que eu procuro entender como funciona a dinâmica local, os hábitos das pessoas e o que elas comem! Fujo dos mercados muito turísticos e procuro o que há mais de regional na cidade – quase toda aglomeração de pessoas tem um mercado, afinal, desde antes da invenção do supermercado impessoal, sempre foi preciso comprar comida e coisas do dia-a-dia em algum lugar.

 

Belo Horizonte é minha cidade natal e o Mercado Central de BH mora tanto no meu coração que eu tento ir sempre que dá – é lá que compro grãos e frutas secas, paro para comer um quibe maravilhoso na Dona Hana, encontro os melhores queijos do estado de Minas, artigos descartáveis e outras necessidades cotidianas. E, é claro, é um lugar que eu amo ir com os turistas que vêm pra Belo Horizonte!

 

Nesse post fiz uma lista de lugares e comidas para experimentar no Mercado Central de BH. Agora, na continuação, apresento algumas das comprinhas que recomendo aos viajantes que querem levar um pouco do gosto autêntico de Minas Gerais de volta pra casa 🙂

mercado-central-de-bh-eusouatoa-de-cima

O Mercado Central de BH foi construído inspirado nos souks árabes, com corredores em círculos concêntricos. É bem fácil se perder lá dentro – mas que problema há nisso? hehehe

 

O mercado tem um estacionamento lá dentro, que fica no segundo andar – a hora não é muito mais cara do que em outros estacionamentos próximos e você ainda tem a vantagem de chegar por cima, se vier de carro. Para os pedestres, há uma miríade de ônibus que passam nas proximidades e é muito fácil chegar à pé vindo de diversas partes do centro.

 

ronaldo-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Queijo de São Roque da Banca do Ronaldo

Todo belorizontino tem a sua barraca do queijo preferida no Mercado Central. A minha, cuja preferência herdei da minha mãe, é a do Ronaldo, que eu acho que tem o melhor preço do queijo de São Roque, que é meu preferido! Ele também tem vários outros queijos, como o maravilhoso requeijão em barra com raspas e o queijo da Serra da Estrela, que é um queijo de minas meia cura com requeijão do lado de dentro #magia. Não sou muito fã do hypado queijo trufado, que é um queijo de minas recheado de goiabada, mas tem muita gente que gosta. O bom é que dá pra experimentar de quase tudo, o que pode te ajudar a escolher o que levar.

 

Outra barraca de queijo que gosto bastante é a Queijaria du Salim, que tem também várias opções de queijos de Minas, com destaque para o misterioso requeijão escuro do norte de Minas, que fica muito gostoso quente na frigideira com melado de cana!

 

cachacas-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Cachaças mil na Cachaça de Minas AJR

Essa loja tem muitos, muitos, muitos rótulos de cachaça e as vendedoras ajudam a encontrar as melhores. Eu não sou muito de cachaça, mas na AJR meus amigos sempre encontram o que procuram por lá.

 

O Mercado tem várias cachaçarias, então vale a pena procurar por aí – e ir degustando. Cuidado pra não ficar muito bêbado, enriquecer e gastar o orçamento da viagem toda em pinga! Esse é um perigo recorrente em Minas kkkkkkkk

 

biscoiteria-dona-edir-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Biscoitinhos da Comercial Enedir

Sempre tem biscoito fresquinho e de várias regiões do estado. A loja fica bem do lado da Portaria Principal do Mercado, não tem como errar!

 

coador-de-cafe-unitario-Mercado-Central-de-bh-eusouatoa

Artigos pra casa, como o famoso “espresso mineiro”

À venda em várias lojas do Mercado Central de BH, o “espresso mineiro” é uma estrutura de metal com um mini coador de café e uma xícara esmaltada no tamanho certo! Dá pra coar um café individual rapidinho e fica um charme na mesa de café da manhã ou lanche da tarde!

 

O Mercado também é um ótimo lugar para comprar panelas de ferro e de barro, que são muito mais saudáveis do que as panelas de alumínio. O único problema é o peso delas… pra quem está viajando de avião, fica um pouco difícil.

 

doces-de-minas-mercado-central-de-bh-eusouatoa

Doces de fruta e de leite

Doces de leite fresco quase da cor do leite, doce de leite queimadinho, goiabada, figada, doces de frutas cristalizadas, pé de moleque de rapadura e de doce de leite, geleia de mocotó, de frutas… o que não falta é doce no Mercado!

 

E sabe o que é mais legal no Mercado Central de BH? Ele é muito útil para os turistas assim como para os belorizontinos! Não deixe de, pelo menos, tomar um cafezinho no Dois Irmãos e bater um dedinho de prosa com outras pessoas no balcão – a hospitalidade mineira transborda por ali.

 

Nem tudo são flores no Mercado: em toda sua tradição, ele ainda mantém um corredor inteiro dedicado ao comércio de animais vivos, como passarinhos, galinhas, cachorros, gatos, patos, entre outros… Eu sempre pulo essa parte: acho muito triste e sou completamente contra esses espaços completamente insalubres para os pobres animais!

Mercado Central de BH

Abre todos os dias de 7 da manhã às 18 horas, mas fecha às 14h nos domingos e feriados de Belo Horizonte

A portaria principal fica na Avenida Augusto de Lima, 744, Centro. Nela há um balcão de informações que pode ser útil para ajudar a achar alguma loja específica – mas o bom é se perder e se encontrar lá dentro 😉

 

O Mercado tem visitas guiadas gratuitas, com guias bilingues, que podem ser agendadas pelo email mercadocentral.info@gmail.com. As visitas são realizadas de segunda a sábado de 9h às 17h e domingos e feriados de 9h às 13h. Elas duram cerca de 1h30 e os grupos têm no máximo 20 pessoas (que é muuuuita geeeente!).

 

Site oficial.

Hospede-se no centro de Belo Horizonte

Belo Horizonte Othon Palace Hotel (para acordar cedo e ver o sol nascer atrás da Serra do Curral)

Belo Horizonte Plaza

Hotel Nacional Inn

Hotel Financial

Hotel Metrópole

Sul América Palace Hotel

Ibis Styles Belo Horizonte Minascentro

Ibis Belo Horizonte Liberdade

Royal Center Hotel

Samba Rooms Hostel

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *